Notícias
Pesquisa aponta Guarulhos como o pior aeroporto latino

Diário de Guarulhos
Camila Garcia
Da Redação


Uma pesquisa anual feita com leitores da revista americana “Latin Trade” avaliou que o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica, é o pior da América Latina. (ver quadro ao baixo).



O levantamento ouviu leitores de 19 cidades em 16 países que apontaram suas preferências e insatisfações sobre os aeroportos do Chile, Panamá, Uruguai, Colômbia, Argentina, Venezuela, Peru, entre outros.

O aeroporto de Guarulhos recebeu o menor número de votos nas categorias conforto, bagagem e facilidade de conexão. No quesito lojas também obteve má colocação: 24º lugar, o mesmo para o quesito localização, em que empatou com o aeroporto de Medelín, na Colômbia.

O aeroporto de Congonhas, em São Paulo, ficou em 12º lugar no ranking e conquistou a primeira colocação no critério localização. Já o Santos Dumont, no Rio de Janeiro, ficou na 14ª posição na avaliação geral.

O ex-superintendente do Aeroporto de Guarulhos e atual coordenador de Assuntos Aeroportuários da Prefeitura, Miguel Choueri, diz que o resultado é um alerta. “Recebemos um número de passageiros maior do que o esperado nos últimos anos. As mudanças na infraestrutura devem ser iniciadas o quanto antes. Além da terceira pista, precisamos melhorar o acesso e estacionamento, que também causam transtornos aos passageiros”, disse.

Análise AGENDE Guarulhos.

A questão do aeroporto de Guarulhos ser eleito como o pior aeroporto da America Latina trazem à tona as advertências contidas nos estudos feitos pela AGENDE, que vêm apontando o excesso de passageiros nesse aeroporto e a necessidade da construção dos Terminais de Passageiros 3 e 4 para proporcionar um atendimento adequado. No estudo publicado no Análise Guarulhos Edição 1, em abril de 2010 os terminais (TPS 3 e TPS 4) prevêem a movimentação de 12 milhões passageiros/ano cada, o que elevará a capacidade total de atendimento para mais de 40 milhões/ano.

Em 2009 o aeroporto de Cumbica transportou 21,6 milhões de passageiros e, em 2010, 26,77 milhões, muito acima de sua capacidade nominal que atualmente é de 17 milhões ao ano com os terminais (TPS) 1 e 2.

O estudo publicado no Análise Guarulhos Edição 3, em setembro de 2010 projetou o aumento do transporte de passageiros no aeroporto de Cumbica até 2015. No gráfico abaixo são apresentados três cenários de crescimento da demanda: otimista, 15% ao ano, provável, 10% ao ano e a conservadora taxa de 5% ao ano.

Gráfico: estimativa para movimentação de passageiros

Fonte: AGENDE/2010

Note-se que o aumento de 26,77 milhões de passageiros está acompanhando o cenário elaborado pela Agende de 15% ao ano, apontando para o fato que o Governo Federal precisa tomar providências urgentes para a ampliação da capacidade do aeroporto de Cumbica, uma vez que o total de passageiros previsto para o ano de 2011, pelo estudo da AGENDE, pode chegar a 32,79 milhões.

Saiba mais




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade