Notícias
Incubadora Tecnológica AGENDE chama atenção de pesquisadores norte americanos

Comitiva fez visita técnica para conhecer o Projeto Guarulhos Solar da startup Sociedade do Sol

A Incubadora Tecnológica AGENDE Guarulhos recebeu na manhã de 21 de março a visita técnica de comitiva de pesquisadores da Universidade de Wisconsin, chefiada pelo Prof. Dr. Samir El-Omari.

 
Da esquerda para direita: Paulo de Tarso, Ulisses Tobias e Diego Santos (Sociedade do Sol), Dr. Samir El-Omari (Wisconsin University), Dr. Devanildo Damião (AGENDE) e Gustavo Cherubina (Sociedade do Sol).

A comitiva norte americana foi recepcionada pelos líderes da empresa Sociedade do Sol, juntamente com o Dr. Devanildo Damião, Coordenador Especial Técnico Científico da AGENDE e com o Professor Machado, Coordenador da Incubadora.

O Professor Samir El-Omari elogiou a Incubadora Tecnológica AGENDE Guarulhos, sobretudo a visão avançada de seu sistema de inovação, o qual permite apoiar projetos inovadores com tecnologias sustentáveis, e disse ver com bons olhos a possibilidade de firmar acordos de cooperação técnica com a AGENDE.

O Dr. Devanildo ponderou: “A articulação é a essência do Sistema de Inovação e entidades de respeito internacional acrescentam muito para o nosso trabalho”.


A comitiva norte americana foi composta por sete estudantes de graduação em Engenharia que participam do Programa Energia Renovável e Construção Sustentável - Renewable Energy and Green Building Practices.

 
Samir El-Omari é Professor do Departamento de Engenharia e membro do programa de Sistemas Sustentáveis e Renováveis da Universidade de Wisconsin-Platteville (EUA). Ele obteve seu doutorado na Universidade Concórdia (universidade pública canadense localizada em Montreal, Canadá) e sua graduação e mestrado foi feita na Bauhaus University.

Dois aspectos principais foram pautados na visita técnica: o primeiro foi conhecer os projetos da Sociedade do Sol, empresa incubada com a missão de desenvolver tecnologias sustentáveis para a sociedade e o segundo tratou sobre o futuro Acordo de Cooperação Técnica envolvendo a AGENDE Guarulhos e o Sistema de Inovação da Cidade com a Universidade de Wisconsin-Platteville.

 
Um dos projetos observados consiste na construção de uma usina de captação de energia foto voltaica para 100.000 domicílios em Guarulhos, que a startup Sociedade do Sol está desenvolvendo. Esse empreendimento foi batizado como Projeto Guarulhos Solar, o Sol para todos. Os alunos de engenharia também observaram outros projetos da Incubadora.

Gustavo Cherubina, um dos diretores da Sociedade do Sol, enalteceu a possibilidade de fazer contatos com as entidades norte americanas, pois isso possibilita o fortalecimento dos projetos, podendo abrir portas para buscar recursos para as tecnologias que estão sendo desenvolvidas. O Engenheiro Paulo de Tarso destacou que o projeto tem o potencial de trazer grandes benefícios para a população, capacitando a mão de obra e possibilitando o acesso à energia elétrica em melhores condições.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade