Notícias
Daniele Pestelli, Presidente da Agende, entrega novo Análise Guarulhos ao Prefeito Sebastião Almeida

 

O Presidente da AGENDE Daniele Pestelli esteve no Gabinete do Prefeito Sebastião Almeida nesta quinta feira, 16 de setembro para lhe apresentar o ultimo número do boletim Análise Guarulhos. O documento, que é uma publicação bimestral produzida pelo Núcleo acadêmico da AGENDE traz nesta edição o tema Cidade Global. O objetivo é estabelecer uma relação entre o conceito que define a moderna metrópole conectada ao mundo globalizado com as características de Guarulhos afim de vislumbrar um futuro grandioso para a cidade. “Guarulhos se caracteriza como uma Metrópole dentro de uma Megalópole que é a Capital conurbada com a região metropolitana. O que queremos é demonstrar que o fato de sermos logisticamente diferenciados das demais cidades graças às diversas alternativas de acesso viário e aeroportuário, e também de sermos uma cidade que abriga quase 1,5 milhões de habitantes e termos uma economia diversificada e forte, exige que nossas ações e planejamentos levem em consideração as referências das grandes metrópoles do mundo". O Prefeito Sebastião Almeida recebeu o documento e elogiou o trabalho da Agende; “o trabalho da Agende é muito importante para o desenvolvimento da cidade. É muito bom que tenhamos uma agência de desenvolvimento produzindo conteúdo para alimentar o processo de discussão sobre a cidade. “Vou ler este documento com muita atenção.” resumiu o Prefeito.

 

Faça download do Análise Guarulhos aqui

Saiba Mais

 

Editorial do DG destaca e comenta dados do Análise Guarulhos terceira edição

O mapa do caminho

Diário de Guarulhos - 18/09/2010

A 3ª edição do estudo “Análise Guarulhos”, lançada pela Agência de Desenvolvimento de Guarulhos, é um precioso painel sobre as oportunidades e desafios a serem enfrentados nos próximos anos.

O documento traz o sugestivo lema “Guarulhos, Potencialidades e Fragilidades Para se Tornar uma Cidade Global”. Trata-se não apenas de um sonho, mas de uma meta a ser perseguida.

A realidade é que a segunda maior cidade do Estado projeta uma imagem liliputiana de seu potencial, ou, como diz o estudo, mesmo no cenário interno, subestima suas excepcionais vantagens econômicas e sociais.

Por exemplo, chega a ser vexatório constatar que Guarulhos não tenha, até hoje, decidido elaborar um projeto esportivo consistente para divulgar o nome da cidade.

É necessário que se diga que também não há um plano tecnicamente elaborado para o aproveitamento do diferencial logístico do município, cortado por três rodovias e situado entre São Paulo e Rio de Janeiro, as duas maiores metrópoles do País.

O estudo realça a negligência com que tem sido tratado o Aeroporto Internacional, há muito saturado devido à incompetência do poder público e à acomodação de políticos e entidades da sociedade civil, que deveriam cobrar providências contra o colapso já em curso.

Como bem observa o presidente da entidade e diretor do Ciesp/Guarulhos, Daniele Pestelli, a superação desse quadro requer não só novas responsabilidades como também maior capacidade de organização na busca de alternativas estratégicas para o crescimento.

Mas tanto os agentes públicos quanto os do mundo civil operam com excessiva timidez neste momento em que deveriam se destacar pela ousadia.

 




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade