Notícias
Estado autoriza edital para a compra de 8 trens da linha 13 que ligará a Capital à Guarulhos

Portal do Governo do Estado de São Paulo
Fotos: A2 Fotografia/Diogo Moreira

O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta terça-feira (26), a publicação de concorrências para contratar os sistemas de sinalização, de monitoramento de vias e de telecomunicações da nova Linha 13-Jade, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Também será lançada a concorrência para aquisição de oito novas composições para atender a linha, que ligará a capital ao município de Guarulhos, chegando ao aeroporto internacional. Também foi dada a ordem de serviço para início do contrato de energia.

"Nós estamos autorizando hoje o lançamento dos editais para a compra de oito trens. São oito trens dos mais modernos, com ar condicionado, vagão contínuo para ir do primeiro ao oitavo carro com o trem andando, câmeras de vídeo, maior motorização e bagageiros. Como o trem vai para o aeroporto, as pessoas poderão levar suas malas e suas bagagens com mais conforto", disse o governador Geraldo Alckmin.

O contrato de energia consiste na elaboração de projeto e implantação de três subestações, cabine seccionadora, linha de transmissão e telecontrole de energia, ligado ao Centro de Controle de Operações. Com isso, todos os sistemas necessários para operação da Linha 13-Jade já estão contratados. O investimento total estimado nas novas contratações é de cerca de R$ 600 milhões.

Os trens dessa linha serão equipados com bagageiros para atender também quem vai viajar por meio do Aeroporto Internacional de Guarulhos. As primeiras unidades começarão a ser entregues em 2017. A composição será formadas por 8 (oito) carros e terão salão contínuo. Também contarão com ar condicionado, câmeras de vigilância, iluminação interna com lâmpadas de led, sistema multimídia aos passageiros, sistema de detecção e extinção de incêndio, mapa de linha eletrônico acima das portas.
Saiba mais



Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade