Notícias
INVEPAR assina contrato de concessão do Aeroporto de Guarulhos e prevê 3º Terminal até 2014

Folha Metropolitana
Deisy de Assis


O Consórcio Aeroporto Internacional de Guarulhos S/A, que assinou, na última semana, o contrato de concessão do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, junto ao Governo Federal, estima investimentos da ordem de R$ 1,5 bilhão para as obras de ampliação do aeroporto, até a Copa do Mundo de 2014. Entre as intervenções, que podem ter início em setembro, está a construção do terminal 3 de passageiros.
A previsão é de que até 2014 sejam entregues o novo terminal, com capacidade para mais de 12 milhões de passageiros por ano, pátio com ampliação para mais 36 posições de aeronaves, dez mil vagas de estacionamento, além de 22 pontes de embarque.
SAIBA MAIS

Exército terminará um ano antes as obras do Aeroporto.
Diário de Guarulhos
Da redação

O Exército entregará até dezembro toda a importante obra de preparação do terreno de 300 mil m² onde funcionará o pátio de taxiamento do futuro Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos.


Concluirá assim com um ano de antecedência a participação das equipes de engenharia militar no Aeroporto, que já haviam terminado a reforma da pista principal também em  prazo recorde, em dezembro último.

A informação foi dada ao DG nesta segunda-feira, 18, pelo comandante do chamado Destacamento Guarulhos, coronel Carlos Alberto Maciel de Teixeira.

O término do projeto a cargo dos militares na área de taxiamento coincidirá com o início efetivo da gestão, também em dezembro, da nova concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos, formada pelo grupo Invepar e pela sul-africana Acso, com participação minoritária da Infraero.

Mas segundo o coronel Teixeira, o essencial da obra de escavação, terraplenagem e compactação do imenso terreno do Terminal 3 estará disponível já em agosto. Em dezembro, disse ele ao DG, serão concluídos os detalhes finais de acabamento do projeto.

Isto significa que a concessionária vencedora do leilão de privatização de 6 de fevereiro poderá iniciar imediatamente os trabalhos de asfaltamento do pátio e as obras de engenharia do prédio principal, a tempo de concluir o novo Terminal 3 até a Copa de 2014.

A previsão da concessionária é adicionar com o Terminal mais 12 milhões de passageiros/ano à capacidade atual do Aeroporto, com mais 36 posições de aeronaves.

No ano passado, o Aeroporto teve movimento de 30 milhões de passageiro/ano, bem acima de seu limite. A concessionária também promete, até 2014, estacionamento de 10 mil vagas e mais 22 pontes de embarque (fingers).

Até 2022, a Invepar-Asco prevê chegar a 60 milhões de passageiros/ano.

As obras do Destacamento Guarulhos foram visitadas nesta segunda-feira por um contingente de 43 capitães da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército, sediada em Deodoro, Rio de Janeiro, entre os quais oficiais de vários países, como Argentina, Equador, Venezuela, Moçambique e Angola.

Os oficiais foram liderados pelo comandante e diretor de ensino da Escola, o general de brigada Ajax Porto Pinheiro.

A Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais é uma espécie de “pós-gradução” dsa formação militar do Exército.

Abriga 481 alunos na vila militar de Deodoro, dos quais oficiais de 11 países e até fuzileiros navais da Marinha brasileira.

A escola foi criada em 1918, logo após a 1ª Guerra Mundial, por uma missão militar francesa.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade