Notícias
AGENDE Guarulhos coordena projeto para Prefeitura SP para criação de Núcleos de Desenvolvimento

Lançamento Oficial do Núcleo de Desenvolvimento do Itaim conta com 48 lideranças da região.

Núcleos de Desenvolvimento e Inovação

O projeto de implantação de Núcleos de Desenvolvimento e Inovação prevê a criação de cinco núcleos em toda a cidade, que terão ações de incentivo ao empreendedorismo, à geração de emprego e renda, aproveitamento da mão de obra local e preparação para a inovação tecnológica nas atividades econômicas regionais.
Dentre os locais já definidos para a implantação dos núcleos estão os bairros de São Matheus, Itaim Paulista e Itaquera, onde os trabalhos estão avançando dentro do cronograma estabelecido no plano de trabalho do projeto, e espera-se que até o final deste ano já tenham seus núcleos em pleno funcionamento.
A iniciativa da Semdet – Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho - conta com os trabalhos da Agência de Desenvolvimento e Inovação de Guarulhos – AGENDE, vencedora de processo licitatório para fundamentação dos núcleos e apoio estrutural e técnico das Subprefeituras das regiões e da própria Semdet.

Estágio do Processo:
Núcleo do Itaim Paulista:

O processo de estruturação do Núcleo de Desenvolvimento e Inovação de Itaim Paulista encontra-se em estágio avançado de implantação. Na última quarta – feira 13/06 às 10h ocorreu o evento de lançamento oficial do Núcleo na Subprefeitura de Itaim Paulista e contou com 48 lideranças dentre as ouvidas no processo de articulação, entre elas, empresários da região, associações de classe, representantes do SEBRAE, SESC, IBGE, poder público e imprensa.
Esse evento marcou o início da terceira etapa da metodologia traçada no plano de trabalho do projeto, que está estruturado em quatro etapas, sendo a primeira de mapeamento, segunda de articulação local, terceira de criação e, por fim, a quarta de planejamento estratégico. Desta forma, foi assinado pelos presentes um Termo de Apoio, representando a adesão da comunidade à iniciativa do projeto e criado um grupo de trabalho composto por 10 lideranças, que serão responsáveis pela organização do Núcleo.

Núcleo de Itaquera: A implantação do Núcleo de Itaquera encontra-se no estágio de articulação local. Este processo é de extrema importância para sensibilizar e conscientizar as lideranças da comunidade sobre as propostas do projeto e assim envolve-las nesta iniciativa.

Devanildo Damião e Marcelo Chueiri - AGENDE


Nas últimas semanas foram realizadas diversas reuniões e visitas a entidades e lideranças que possuem grande representatividade na região de Itaquera, como, por exemplo, o Hospital Santa Marcelina, a Associação das Indústrias da Região de Itaquera – AIRI e a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Itaquera. Ainda dentro deste processo, na última quarta-feira, 13/06, às 14h, foi realizada na Subprefeitura uma reunião de articulação que contou com a presença de representantes da Obra Social Dom Bosco, S.C. Corinthians e Fórum de Desenvolvimento da Zona Leste.
O passo seguinte será organizar, através da Subprefeitura, uma visita das lideranças locais a AGENDE para que as lideranças possam conhecer o trabalho desenvolvido por esta Agência e seus resultados obtidos, o que deverá ocorrer nos próximos dias.


Núcleo de São Matheus: A estruturação do Núcleo de São Matheus está na etapa de Articulação Local e, dentro deste processo, já foram realizadas três reuniões com lideranças locais, equipe técnica do projeto e Subprefeitura de São Matheus.
Nas próximas semanas ocorrerão reuniões e visitas às outras lideranças que ainda não foram ouvidas, com o objetivo de apresentar as propostas do Núcleo e envolve-las neste processo e, posteriormente, será organizada uma reunião geral de apresentação do projeto com presença destas lideranças.





Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade