Notícias
Zona Leste terá três Núcleos de Desenvolvimento Econômico Local

Texto: Célio Soares
celiosoares@prefeitura.sp.gov.br

 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet) está promovendo reuniões com empresários, entidades empresariais e sociedade civil da zona leste para a instalação de Núcleos de Desenvolvimento e Inovação em três bairros: Itaquera, Itaim Paulista e São Mateus. Serão cinco núcleos em toda a cidade que terão ações de incentivo ao empreendedorismo, à geração de emprego e renda, aproveitamento da mão de obra local e preparação para a inovação tecnológica nas atividades econômicas regionais.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, os núcleos irão criar articulações em busca de soluções para gargalos ao desenvolvimento local como a mobilidade, geração de renda, organização urbana, desemprego, entre outros. “O principal objetivo do Núcleo é estimular a participação da sociedade em prol do desenvolvimento econômico”, explica o secretário.

NÚCLEOS

O projeto de constituição de Núcleos de Desenvolvimento Econômico Local começou em 1º de março pela Agende, instituição vencedora de licitação para fundamentar os núcleos. Já foram realizados levantamentos nos bairros que serão os primeiros a receber os Núcleos. Segundo Marcelo Chueiri, coordenador técnico da Agende, os diagnósticos apontaram que no Itaim e São Mateus a vocação econômica local é comercial, porém com possibilidades de atividades emergentes como informática e comunicação. Já em Itaquera, a vocação é mista com comércio e indústria, porém, a região ganhará muito com a construção da Arena do Corinthians e do Parque Tecnológico. “A Zona Leste vai se desenvolver, mas tem que haver uma ação planejada, mais harmônica e menos desequilibrada”, completa o coordenador do Núcleo Acadêmico da Agende, Devanildo Damião.

ITAIM PAULISTA

Na última semana, um grupo de lideranças do Itaim Paulista reuniu-se para discutir a formação do Núcleo de Desenvolvimento e Inovação local. Com representantes de entidades como Sebrae, IBGE, comércio e organizações não-governamentais, foi debatida a importância de fortalecer e identificar as vocações da região e, assim, formar uma instituição que possa gerar emprego e renda aos moradores. De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Econômico da Semdet, José Alexandre Sanches, a Prefeitura de São Paulo está dedicada a melhorar os indicadores da região leste e a formação dos Núcleos faz parte do planejamento. “Com as ações previstas como o Parque Tecnológico, em Itaquera, que será abrangente, atendendo toda a região, e outras obras como a construção da Arena do Corinthians, os reflexos serão percebidos muito em breve; fazendo com que toda a região tenha a economia aquecida”, afirma o coordenador.

Nos próximos dias ocorrerão novos encontros e está previsto para dia 13 de junho, o lançamento do Núcleo de Desenvolvimento Econômico Local no Itaim Paulista. Já em Itaquera, a instalação deverá ocorrer na segunda quinzena de junho. São Mateus terá um prazo maior para a criação do Núcleo.





Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade