Notícias
Aniversário de 13 anos e governança na AGENDE

Dr. Devanildo Damião¹


Esta semana marcou dois acontecimentos importantes para a cidade e especificamente para a Agência de Desenvolvimento e Inovação de Guarulhos, o 13º aniversário e a posse da nova Diretoria.

A eleição na Agende celebrou a mudança de Diretoria, com a Posse do Empresário Aarão Ruben de Oliveira na Presidência em substituição ao Industrial Daniele Pestelli. Frisa-se que nos últimos cinco anos, Pestelli modernizou a gestão da Agende, baseado na grande experiência industrial, trouxe a visão da qualidade e da produtividade. Outro legado importante foi a busca constante pela articulação com as mais diversas entidades, tendo o argumento como arma; “O poder do verbo, em vez da verba”.

Também, encampou o discurso da modernização e necessidade da inovação para a cidade, incentivando a Incubadora Tecnológica e o Projeto do Parque Tecnológico.

O empresário Aarão Ruben de Oliveira, com grande experiência empresarial e intensa participação em entidades com a característica da Agende, mostrou ser o líder ideal para o atual momento, e continuidade para os atuais projetos e desafios da organização.

A competência do presidente, alinhada com a motivação, o respeito ao corpo técnico e o apoio das Diretorias (anterior e atual) asseguram um futuro promissor e um novo ciclo de crescimento da Agende.

O 13º aniversário da Agende evidencia o sucesso de modelos de organizações da sociedade civil baseadas em propósitos sérios, eficiência operacional e visão de cooperação. Entidades com esta característica, não governamentais, mas voltadas ao bem social, prestam grandes serviços à sociedade, pois dada a sua alta representatividade (fruto da composição), ganham legitimidade para articular demandas e oferecer alternativas e soluções criativas.

A flexibilidade operacional permite buscar competências na sociedade (contratação de talentos e recursos) e ter mobilidade para o desenvolvimento de projetos alinhados com o escopo da sua atuação, diferentemente das entidades públicas que são regidas por leis específicas.

Para explicitar cabe a diferença exibida no preceito: “ao ente privado é permitido realizar, menos aquilo expressamente proibido em lei, enquanto que ao ente público somente é permitido fazer, aquilo expressamente permitido em lei”.

Considerando entidades sérias, pode-se afirmar que a sociedade lucra bastante com a especialização de entidades sem finalidades lucrativas dirigidas para o benefício social. Elas atendem projetos não atendidos e atrativos para o sistema convencional, como exemplos podem ser citados a capacitação de egressos da Fundação Casa e a educação fundamental para adultos.
A análise da qualidade das agências demanda o olhar atento referente aos princípios, objetivos e a composição dos associados (mostre-me quem te compõe e verei quem és) e o tempo é a variável crítica para decantar entidades sérias como a Agende Guarulhos.


¹ Mestre e Doutor em Gestão Tecnológica – USP, Pesquisador do Núcleo PGT – USP e  Coordenador do Núcleo Acadêmico da AGENDE - Agência de Desenvolvimento de Guarulhos



Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade