Notícias
Prefeitura inaugura 1º espaço autossustentável no Fracalanza
Fabio Nunes Teixeira/PMG

A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria de Meio Ambiente, realizará diversas atividades gratuitas para inaugurar neste sábado (31), das 9 às 17 horas, o primeiro Centro de Referência em Terapias Naturais e Sustentabilidade Integral, no parque Júlio Fracalanza, situado à rua Joaquim Miranda, 471, Vila Augusta.

O espaço será um laboratório de práticas sustentáveis com as tecnologias verdes da Secretaria de Meio Ambiente aliadas aos serviços do Centro de Terapias Naturais e Complementares do Fundo Social e a uma biblioteca temática, cuja inauguração está prevista para este ano.

Durante todo o dia haverá feiras de artesanato e de doação de animais, massagens terapêuticas, oficinas ecológicas e doação de mudas de árvores. As crianças também ganharão uma programação especial com contação de histórias, brincadeiras, desenhos, cantinho de leitura e recreação. Além disso, os participantes serão convidados a realizar pinturas e limpeza no local.

O Centro abrigará um auditório, banheiros para o público, 5 salas de atendimento. A área externa, que já possui academia popular e brinquedos para as crianças, contará, agora, com um canteiro de ervas aromáticas e medicinais, além de um jardim dos sentidos, onde será possível sentir o aroma de diversas plantas e levar um exemplar da espécie para casa. Conforme as normas de acessibilidade, o acesso à edificação será feito por rampas.

Neste novo endereço serão disponibilizados para a população, com agendamento pelo telefone 2408-1366, serviços gratuitos como massagem expressas e relaxantes, acupuntura, auriculoterapia, shantala (massagens em bebês), florais, práticas de yoga e tai chi chuan. Além dos cursos de Terapias Floral e Oriental, Massoterapia, Reflexologia, Cromoterapia, Florais de Bach, Anatomia e Fisiologia e a Aromoterapia (que utiliza o perfume dos óleos essenciais para tratar doenças e proporcionar bem-estar geral).

Meio Ambiente

A Secretaria de Meio Ambiente vai inaugurar neste ano no espaço laboratórios de aprendizado onde acontecerão oficinas sobre captação de água das chuvas, energia solar, entre outras tecnologias previstas no IPTU Verde que transformam os centros urbanos em locais mais sustentáveis. Também serão realizados encontros periódicos do grupo que participa do Movimento Cidades em Transição.

Presente em 31 países, a iniciativa foi criada pelo inglês Rob Hopkins com a finalidade de tornar as cidades mais sustentáveis, através da diminuição do consumo de recursos naturais. Em Guarulhos, nos últimos dias 2, 3 e 4 de março, 60 pessoas participaram do treinamento internacional com a ambientalista brasileira May East, que reside na Escócia há 20 anos. O município é a segunda cidade do Brasil a aderir oficialmente ao Movimento por iniciativa do poder público. O grupo iniciou um planejamento para tornar Guarulhos mais sustentável até 2042.

Campanha do Desarmamento planta árvore no parque

O comitê da Campanha pelo Desarmamento plantará neste sábado (31), no parque Fracalanza, uma árvore para simbolizar as 422 armas entregues na cidade em 2011. Lançada em maio do ano passado em Guarulhos, a campanha é organizada pela Coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade, por meio da Central do Voluntariado,  em parceria com um comitê formado por representantes da Guarda Civil Municipal e de outras secretarias da Prefeitura, da Polícia Militar e Federal, do Tiro de Guerra, dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), de Organizações Sociais e associações de classe.

Durante o ano serão plantadas 421 árvores em diversos pontos da cidade, que simbolizarão cada arma apreendida. Quem tiver uma e quiser fazer a entrega voluntária deve procurar os postos de coleta na unidade da Polícia Federal, localizada no Aeroporto de Guarulhos, situado na Rodovia Hélio Smidt s/n º, Cumbica, ou em outros dois endereços da GCM à disposição dos guarulhenses: a Inspetoria Centro, na rua Sete de Setembro, 164, região central da cidade, e no  Centro de Formação que fica na rua das Rosas, s/n, Vila Tijuco. Outros locais disponíveis poderão ser vistos pelo link: http www.entreguesuaarma.gov.br/passo-a-passo.

Antes de fazer a entrega o voluntário deverá preencher uma guia de trânsito, que é uma autorização para poder transportar o armamento até o ponto de coleta, obtida no site ou em qualquer endereço da Polícia Federal. Os valores da indenização variam de R$ 100 a R$ 300 de acordo com o modelo. Mais informação pelo telefones 2087-2441 e 2475-9444.

Serviço:
Edson Queiroz - Chefe de Divisão
PMG - SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO
Imprensa/ Fotografia - 2464-1029





Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade