Notícias
Municípios do Alto do Tietê defendem Parque Tecnológico Guarulhos para desenvolvimento regional

Diário de Guarulhos
Luiz Roiz
Da Redação



O presidente do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), Jorge Abissamra, defenderá hoje em reunião com o secretário estadual de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Paulo Barbosa, a construção de dois parques tecnológicos na região, um em Guarulhos e outro em Ferraz de Vasconcelos. “Tenho convicção de que ambos terão apoio do governo estadual. Espero que o anúncio formalizando essas iniciativas saia no dia 30, quando o governador Geraldo Alckmin terá uma reunião com os prefeitos do Alto Tietê em Mogi das Cruzes”, disse ontem ao DG Abissamra, que também é prefeito de Ferraz de Vasconcelos.

“Os dois parques terão influência além dos limites das cidades onde serão instalados”, ponderou o prefeito. O projeto em Ferraz já tem terreno. Trata-se de uma área de 800 mil metros quadrados pertencente à Prefeitura. Segundo Abissamra, a ideia inicial é focar em empresas das áreas metalúrgica e alimentícia. Já o Parque Tecnológico de Guarulhos depende ainda de um acordo entre o governo estadual e a Prefeitura em torno de um terreno da Dersa em Cumbica. A AGENDE (Agência de Desenvolvimento e Inovação de Guarulhos) também alimenta a expectativa de que Alckmin possa anunciar um entendimento na reunião do dia 30.

Financiamento

A Agência de Fomento Paulista, instituição do Governo do Estado de São Paulo, e a Banca InfrastruttureInnovazione e Sviluppo S.P.A. (BIIS), banco italiano pertencente ao IntesaSanPaolo (Corporate &Investment Banking Division), um dos maiores grupos financeiros da Europa, assinaram ontem um termo de cooperação com objetivo de oferecer aos setores público e privado uma nova opção de financiamento para obras públicas, inovação e tecnologia nos municípios paulistas. Segundo opinião da AGENDE, embora não seja um programa específico para parques tecnológicos, “entende-se que, dadas as características e relevância do projeto do Parque Tecnológico Guarulhos, alguns benefícios poderão advir. Trata-se de mais uma opção para a busca de recursos.”

MAIOR ENGADURA
Diário de Guarulhos
Opinião


Mais perto de se tornar uma realidade, o Parque Tecnológico de Guarulhos passa a ser reconhecido como um projeto de importância regional, ultrapassando as divisas da cidade. Essa nova dimensão é fruto da percepção de seu guerreiro número um, o presidente da AGENDE (Agência de Desenvolvimento e Inovação de Guarulhos), o empresário Daniele Pestelli, e também do presidente do CONDEMAT (Conselho de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), Jorge Abissamra, prefeito de Ferraz de Vasconcelos.

Desse consenso parece fazer parte o governo estadual, tendo em vista que a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia manifesta seu apoio à ideia. Para sacramentar o projeto, que criará um centro de inovação e tecnologia na cidade, falta apenas o anúncio do governador Geraldo Alckmin. Espera-se o aval do chefe do Executivo estadual para o próximo dia 30, numa reunião com prefeitos do Alto Tietê a ser realizada em Mogi das Cruzes.

Desse encontro podem sair ainda dois coelhos de uma só cartola. É que também o município de Ferraz de Vasconcelos pleiteia uma parque semelhante. Não se deve imaginar uma disputa entre ambos, garante Abisssamra, mas numa sinergia regional visando a enorme geração de riqueza a ser proporcionada por essas intalações – verdadeiros templos do amanhã.



Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade