Notícias
Sobe para 11 o número de consórcios que vão participar do leilão dos aeroportos

Diário de Guarulhos
Da redação

Terminou ontem, às 16h, o prazo para a entrega de propostas para o leilão de concessão dos aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF) na sede da Bolsa de Valores de São Paulo. No total, onze consórcios entregaram propostas, mas somente nove estão identificados, são eles: CCR e Flughafen Zurich (Suíça); Fidens e ADC&HAS (Estados Unidos); Ecorodovias e Fraport (Alemanha); BTG Pactual, Queiroz Galvão e BAA/Ferrovial (Reino Unido); Triunfo, UTC Participações e Egis (França); OHL Brasil e Aena (Espanha); Invepar, OAS e Acsa (África do Sul); Engevix e Corporación América (Argentina); e Odebrecht e Changi (Cingapura).
Saiba mais


9 consórcios devem participar de leilão dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília.
Fonte:
Jornal Valor Econômico
- Publicado em 02/02/11

Nove consórcios devem entregar em 2 de fevereiro na BM&F Bovespa propostas para a concessão dos aeroportos de Guarulhos (SP), Campinas (SP) e Brasília (DF). Os principais representantes do setor brasileiro de infraestrutura, como CCR e EcoRodovias, estão confirmados.

Entre as confirmadas, a Triunfo Participações e Investimentos foi uma das últimas a fazer um posicionamento oficial sobre as parcerias. Por meio de fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o grupo divulgou que firmou termo de compromisso com a Egis Airport Operation (operadora francesa que tem concessão de 11 aeroportos com 13 milhões de passageiros/ano no total) e a UTC Participações (holding controladora da TEC Incorporações e Empreendimentos Imobiliários e UTC Engenharia). As três participarão do leilão em conjunto.

O diretor de relações com o investidor da CCR (grupo controlado por Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa), Arthur Piotto, confirmou que a companhia irá apresentar propostas. Pelas regras do edital, só é possível ganhar um dos aeroportos, mas Piotto afirmou que fará ofertas para os três.

Fontes confirmam a entrega de propostas da EcoRodovias. O grupo, contudo, assim como a maioria dos outros participantes, não dá detalhes sobre a eventual preferência por um ou outro terminal. Felix von Berg, diretor de projetos da alemã Fraport, disse ao Valor no ano passado que a preferência natural da sociedade seria por Guarulhos.

Analistas ouvidos pela reportagem, no entanto, dizem que Campinas também faz sentido na estratégia da sociedade, pelo fato de o aeroporto ter forte movimentação de cargas. O grupo EcoRodovias tem atuação em logística por meio da Elog e possui um grande terminal de cargas perto de Campinas.

Por mais que haja o leilão a viva-voz na segunda-feira (dia 6), a entrega de propostas é importante porque, caso um aeroporto só receba uma proposta válida, o grupo que fez a oferta automaticamente leva a concessão e suas propostas para os outros empreendimentos são descartadas. Isso porque o edital proíbe um mesmo grupo levar duas concessões - resultado do desejo do governo federal por ter concorrência entre os terminais.

Com isso, são pelo menos nove sociedades confirmadas: EcoRodovias e Fraport, CCR e Zurich, OHL Brasil e Aena, Odebrecht e Zurich, Engevix e Corporación América, Galvão e Flughafen München, Fidens e ADC&HAS, Queiroz Galvão e BAA, e Triunfo e Egis.


Principais características do aeroporto de Guarulhos

Área: 14 km²
2 Pistas: com comprimento de 3700 m e 3000 m.
Terminais de Passageiros: 3, com capacidade de atender 22,5 milhões de passageiros/ano
Balcões de Chek-in: 260
Companhias aéreas que operam: 40, entre nacionais e internacionais



Em mil unidades - Fonte: Infraero.



Em milhões - Fonte: Infraero.



Em milhões de kg - Fonte: Infraero.

Dados da concessão:

Período: 20 anos.
Outorga: R$ 3,4 bilhões
Investimento: R$ 5,2 bilhões.





Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade