Notícias
Daniele Pestelli representa Guarulhos na FIESP

Diário de Guarulhos

Luiz Roiz

Ex-diretor-titular do Ciesp Guarulhos e presidente da AGENDE (Agência de Desenvolvimento e Inovação) da cidade, o empresário Daniele Pestelli é hoje uma das principais lideranças da indústria paulista e nacional, ocupando desde agosto a presidência do Sindicato Nacional da Indústria de Trefilação e Laminação de Metais Ferrosos (SICETEL). “Guarulhos tem hoje uma representação importante na FIESP, tanto na diretoria quanto nos departamentos. Cito os nomes de Antonio Carlos Koch, Maurício Colin, Sandro Chagas, Antonio Roberto Marchiori e outros. Isso faz com que novas lideranças se fortaleçam, o que é muito importante para a cidade”, avalia Pestelli.


Daniele Pestelli comanda política nacional em trefilação e laminação


O sindicato empresarial de trefilação, que conta com quatro associados em Guarulhos e cerca de 70 em nível nacional, tem como sua principal bandeira a defesa comercial das empresas desse segmento, ameaçadas por importações ilegais. Fazem parte do setor comandado por Pestelli indústrias produtoras de barras trefiladas, arames, cabos de aço, tubos trefilados e outros produtos. As empresas recebem aço das siderúrgicas e fazem modificações para outros segmentos da cadeia produtiva ou fornecem diretamente para o consumidor final. A produção é de 3 milhões de toneladas/ano que representam um faturamento de R$ 5 bilhões (2010) empregando cerca de dez mil trabalhadores diretos e 30 mil indiretos. Ao todo no País são cerca de 300 empresas, mas a maioria não faz parte do SICETEL, uma entidade criada em 1934. “Um dos desafios e aumentar o número de associados e assim fortalecer o setor politicamente”, disse.

Dentre as atividades do dirigente industrial, proprietário da Fitas Indústria e Tecnologia S/A está a negociação com autoridades como da Receita, Decex e outros órgãos. “Com a intensidade com que estão chegando produtos importados somos ainda um dos poucos países com demanda constante, firme, mas é preciso preservar o mercado.” Pestelli quer ampliar a visibilidade do sindicato industrial e melhorar seu banco de dados. “Não somos mais o País da mão de obra barata. Além disso, outros fatores estruturais acabam encarecendo nossos produtos. Precisamos então compensar essas dificuldades com o aumento da produtividade via inovação.” Segundo Pestelli, o SICETEL tradicionalmente ainda lidera o setor patronal metalúrgico nas negociações trabalhistas. Mais uma missão para o empresário guarulhense.





Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade