Notícias
Prefeitura, AGENDE, OIT e sindicatos debatem Emprego e Trabalho Decentes

Luiz Roiz

Diário de Guarulhos

 Um grandioso evento realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria do Trabalho, mobilizou as cabeças pensantes da cidade na segunda e terça-feira, visando equacionar problemas e sugerir soluções para a questão do Emprego e Trabalho Decentes, um conceito formulado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 1999. A conferência sobre o tema promoveu debates sobre as quatro prioridades estabelecidas pelo órgão da ONU nesse escopo: princípios e direitos; fortalecimento dos atores tripartites e diálogo social; trabalho e empregos verdes; desenvolvimento territorial e proteção social. Foram elaboradas e aprovadas propostas que serão levadas à conferência estadual, que acontecerá nos próximos dias 24 e 25 de novembro, no Memorial da América Latina, (na capital), e à nacional, a ser realizada em Brasília, de 2 a 4 de maio do próximo ano.

 


“Guarulhos apresenta excelente situação quanto ao mercado de trabalho. Observamos a geração de empregos em todos os setores, inclusive na indústria, que atravessa fase complicada no Brasil. Mas é preciso capacitar a mão de obra para os próximos anos, pois corremos o risco de perder os melhores empregos para profissionais vindos de fora”, explica Marcelo Chueiri, coordenador técnico da AGENDE (Agência de Desenvolvimento e Inovação de Guarulhos). A entidade estima que em breve serão criados entre 70 e 80 mil empregos novos apenas em grandes projetos, como o trecho Norte do Rodoanel, ampliação do Aeroporto de Cumbica, Trem de Guarulhos e outros. “Quanto mais o município investir em capacitação melhores as chances de os guarulhenses conseguirem os empregos de ponta, com salários mais elevados e outros benefícios”. Estudos da AGENDE mostram que os empregos no setor de alta tecnologia da cidade oferecem salários em média três vezes maiores que os demais. A própria AGENDE está envolvida diretamente com qualificação de trabalhadores jovens em situação de vulnerabilidade, além de ter em seu currículo a gestão do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (entre 2000 e 2005).


 A secretária Maria Helena Gonçalves foi a anfitriã do evento, no Teatro Adamastor, que contou com a participação de Laís Abramo, diretora do escritório da OIT no Brasil. Foram discutidas ainda questões como a igualdade de oportunidades e de tratamento.





Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade