Notícias
AGENDE Guarulhos e UNG firmam Acordo de Cooperação Técnica

AGENDE Guarulhos
Da redação
Fotos: AGENDE
 
A AGENDE – Agência de Desenvolvimento e Inovação de Guarulhos – e a Universidade de Guarulhos (UNG) assinaram nesta quarta-feira (24/08/11) um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre as duas entidades, no Hotel Slaviero Executive Guarulhos.
 
Da esquerda para direita: Devanildo Damião, Paulo Gonçalves, Antonio Veronezi, Daniele Pestelli e Alexandre Estolano.
Estiveram presentes: Daniele Pestelli (Presidente da AGENDE), acompanhado por Paulo Gonçalves (Gerente Geral) e Prof. Devanildo Damião (Coordenado do Núcleo Acadêmico e do Núcleo do Parque Tecnológico) da AGENDE; Prof. Antonio Veronezi (Chanceler da UNG), acompanhado por Prof. Alexandre Estolano (Reitor), e Profª. Maria Inês Santos (Vice-reitora) da UNG; bem como representantes das entidades parceiras, Glauco Bellezzo e Vera Bellezzo (Presidente da APEG – Associação do Pólo Empresarial de Guarulhos), José Pereira dos Santos (Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos), Cristiane Rebellato (Gerente do SEBRAE SP- regional Guarulhos), Jorge Taiar (Presidente da ACE – Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos) e Antonio Roberto Marchiori (Secretário Geral da AGENDE). Também prestigiaram o evento o Deputado Estadual Fernando Capez e a imprensa local.
 
 Vera Belezzo, José Pereira, Fernando Capez, Cristiane Rebelato, 
Jorge Taiar e Antônio Marchiori.
O acordo tem o objetivo de integrar ações em programas e projetos nas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), gestão de tecnologia e inovação.

Entre os benefícios da parceria entre a AGENDE e a UNG destacam-se a participação de professores da Universidade no Comitê Técnico da Incubadora AGENDE Guarulhos, o desenvolvimento conjunto de Projetos de Pré Incubação na Universidade; e o apoio do quadro docente da UNG nos estudos do Parque Tecnológico Guarulhos.

Devanildo Damião disse que “a AGENDE oferecerá todo o suporte técnico aos professores e alunos da UNG em projetos de empreendedorismo inovador e trabalhos acadêmicos no âmbito da Incubadora e Parque Tecnológico Guarulhos”. Também ressaltou que “No ambiente de inovação está sendo criado o Espaço do Saber,  que tem por objetivo promover a articulação entre as empresas incubadas e os representantes da Academia, criando um ambiente favorável para atividades de Pesquisa e Desenvolvimento".

Daniele Pestelli comentou durante o evento a importância de a UNG ser a primeira instituição de ensino a assinar o Acordo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento do ambiente de inovação da cidade, bem como a necessidade do envolvimento das demais instituições de ensino de Guarulhos para, inclusive, atuarem junto ao Parque Tecnológico Guarulhos. O Presidente da AGENDE ainda acrescentou que “Estamos à espera de boas notícias que podem sair daqui um mês a respeito do Parque Tecnológico”.

Para o Prof. Veronezi o Acordo de Cooperação Técnica representa a participação efetiva na produção do desenvolvimento econômico, através da pesquisa e do conhecimento gerado pela Academia junto aos programas da AGENDE de empreendedorismo, como a Incubadora AGENDE Guarulhos e o futuro Parque Tecnológico Guarulhos.


O Deputado Estadual Fernando Capez parabenizou a UNG e AGENDE pelo Acordo firmado, o qual irá propiciar pesquisa de qualidade. Também enalteceu a atuação da UNG na produção do conhecimento para servir à sociedade e disse que: “O problema de muitas universidades de hoje é que elas só passam informação e não geram conhecimento”.

Paulo Gonçalves comentou que no processo de desenvolvimento do ambiente do conhecimento e inovação de Guarulhos “A AGENDE quer envolver na articulação todas as instituições acadêmicas e a assinatura do Acordo oficializa esta articulação com a UNG que já vem sendo tratada há bastante tempo” e quanto ao Parque Tecnológico Guarulhos “A AGENDE possui a capacidade técnica de gestão, mas a governança precisará do envolvimento do Poder Público, Sindicatos, Entidades Empresariais e da Academia”.

A AGENDE agradece a presença de todos bem como a contribuição de todas as empresas, entidades e instituições que têm apoiado a construção do Ambiente de Inovação de Guarulhos.
Saiba mais:
UNG - UnG e Agende Guarulhos assinam acordo de cooperação. Inovação e empreendedorismo são as palavras de ordem.
Diário de Guarulhos - Universidade Guarulhos adere ao projeto do Parque Tecnológico
Diário de Guarulhos - Parceria de peso e Energia legal
Folha Metropolitana - UnG e Agende vão desenvolver projetos juntos
Guarulhos Hoje - Acordo entre incubadora e UnG foi assinado nesta quarta-feira



Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade