Notícias
Expresso Guarulhos terá seu edital preliminar lançado no 2° semestre

Diário de Guarulhos
Luiz Roiz
Da redação

A CPTM antecipou hoje ao DG o cronograma de construção do Expresso Guarulhos, ligação ferroviária entre a cidade e a capital. A Empresa Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) decidiu priorizar um trecho de 8 km entre o Parque Cecap e a estação Engenheiro Goulart, em São Paulo, onde já correm as composições da empresa (Linha 12, Safira). O Expresso Guarulhos terá seu edital preliminar publicado no segundo semestre. Em 2012, sairão os editais de obras e de estudo ambiental. O valor estimando do projeto é de R$ 600 milhões. A previsão da CPTM é de que as obras comecem no início de 2013 e sejam concluídas até o final de 2014, ligando por trilhos as duas maiores cidades do Estado. Quanto ao restante da linha, ainda não há previsão.

Ao sancionar ontem a lei que cria a Região Metropolitana de SP, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) mostrou mais uma vez o comprometimento de seu governo com a construção da ligação ferroviária entre Guarulhos e a capital. Segundo o chefe do Executivo paulista, “Guarulhos é uma cidade com 1,3 milhão de habitantes, segunda maior do Estado, e não tem transporte sobre trilhos, nem metrô, nem trem. Estamos estudando o metrô, mas vamos fazer mais rapidamente o Expresso Guarulhos”, disse.
No início da semana, Alckmin havia apresentado um pacote de R$ 6,3 bilhões destinado ao ABC. Dele fazem parte, dentre outras obras, uma linha de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e o Expresso ABC. Durante o evento de ontem no Palácio dos Bandeirantes, o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, disse que conjuntos de obras semelhantes serão realizados em toda a Região Metropolitana dentro do planejamento das várias secretarias estaduais e prefeituras que integram a RMSP.
Saiba mais

Bilhete Único Metropolitano será gradualmente implementado



Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade