Notícias
AGENDE lança a 5ª Edição do ANÁLISE GUARULHOS com destaque para a 1ª Missão Internacional

A AGENDE – Agência de Desenvolvimento e Inovação de Guarulhos – lançou em 08 de junho a Edição Bimestral nº 5 da revista ANÁLISE GUARULHOS (faça download aqui), em coletiva de imprensa aos principais jornais da Cidade no hotel Slaviero.

Da esquerda para a direita: Devanildo Damião, Coordenador do Núcleo do Parque Tecnológico da AGENDE; Rafael Paredes, Chefe de Gabinete da Prefeitura de Guarulhos; Daniele Pestelli, Presidente da AGENDE; Paulo Gonçalves, Gerente Geral da AGENDE; e Marcelo Chueiri, Coordenador Técnico da AGENDE.

O título da revista - 1ª Missão Internacional - trata da visita feita pela comitiva da AGENDE/Prefeitura de Guarulhos, composta por Paulo Gonçalves (Gerente Geral da AGENDE), Dr. Devanildo Damião (Coordenador do Núcleo do Parque Tecnológico e Acadêmico da AGENDE) e Rafael Paredes (Chefe de Gabinete da Prefeitura de Guarulhos) Portugal e Espanha em seus Parques Tecnológicos e Agências de Desenvolvimento durante 15 dias do mês de maio com o objetivo de agregar conhecimento e experiência ao futuro Parque Tecnológico Guarulhos, uma vez que o modelo Europeu de Parque Tecnológico é tido como referência internacional.

Durante a visita foram analisadas as dimensões de Inteligência territorial e Governança do território; as Políticas públicas de renovação e requalificação de áreas urbanas; a Articulação Política com vistas ao desenvolvimento de ambientes de inovação; o Modelo de Governança do Parque Tecnológico e as Instituições de ensino e pesquisa.

“A análise da visita aos Parques Tecnológicos Europeus, também servirá como documento oficial para o credenciamento no SPTec (Sistema Paulista de Parques Tecnológicos)”, disse Dr. Damião.


Em Guarulhos o pólo tecnológico irá estimular as empresas a desenvolverem suas pesquisas dentro do Parque e também haverá interação com a população. “Está sendo pensado um modelo que não seja isolado, beneficie a cidade e traga melhoria na vida das pessoas”, disse Paredes que também observou que “em Bilbao estão instaladas muitas empresas que se encontram em Guarulhos na beira da Dutra, e com o Parque estas empresas podem também inserirem seus laboratórios de pesquisa em nosso futuro Parque Tecnológico”.

Paulo Gonçalves mencionou que o Parque Tecnológico faz parte de uma política de inovação que busca modernizar a indústria, evitar seu sucateamento e atrair pólos de conhecimento, capacitação profissional e desenvolvimento para a Cidade. “O Parque Tecnológico atrai melhorias importantes para a cidade como o caso de Bilbao, que era inexpressiva e hoje se tornou um esplendor”, disse Gonçalves.

Marcelo Chueiri observou que “Economicamente a Cidade é muito forte, então quando se iniciarem as atividades do Parque Tecnológico Guarulhos, o processo de implantação vai ser muito acelerado”.


Daniele Pestelli (presidente da AGENDE) disse que na próxima semana haverá reunião para assinar um Protocolo de Intenções com a DERSA e Dry Port para viabilizar a área de 200 mil m² para a construção do Parque e com isso dar entrada ao pré-credenciamento junto ao Sistema de Parques Tecnológicos de São Paulo (SPTec).

Saiba mais:

Diário de Guarulhos -‘Parque Tecnológico sai em 2012’, diz o presidente da AGENDE, Daniele Pestelli

Guarulhos Hoje - AGENDE espera ter Parque Tecnológico produzindo até o final de 2012

Folha Metropolitana - AGENDE espera ter Parque Tecnológico produzindo até o final de 2012

Prefeitura de Guarulhos - Missão internacional apresenta relatório da visita a parques tecnológicos





Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade