Notícias
Empresa da Incubadora AGENDE Guarulhos celebra Contrato de Transferência de Tecnologia com a EMBRAPA

No dia 27/05/2011, em Brasília, ocorreu importante reunião técnica entre representantes da AGENDE Guarulhos e da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).


Participaram do encontro (esquerda para a direita): Filipe Teixeira (Chefe de Assessoria da EMBRAPA); Marcel Sanches (QUINOA Orgânica, empresa da Incubadora AGENDE Guarulhos); Dr. Devanildo Damião (Coordenador do Núcleo Acadêmico e Núcleo do Parque Tecnológico AGENDE Guarulhos); Luis Carlos Balbino (Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia); Marco Antonio Borba (Analista do Núcleo de Negócios) e Raul Osório Rosinha (Chefe adjunto de Planejamento de Negócios), esses últimos da EMBRAPA.

Durante a reunião foi discutido e acertado um contrato de transferência de tecnologia da EMBRAPA para a empresa Incubada QUINOA Orgânica, relativa à Quinoa, que é uma planta da família do espinafre, originária da região dos Andes, utilizada pelos Incas antes da chegada dos colonizadores. Ela tem alto valor nutritivo, sendo rica em aminoácidos e carboidratos, além de conter fibras, sais minerais (cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco, cobre e manganês) e vitaminas (B1, B2, B3, E), e pode ser utilizada em diversas aplicações alimentícias e no campo da higiene pessoal.

Esse contrato permite a transferência, à empresa guarulhense incubada, de know-how obtido pela EMBRAPA em estudos que já vêm sendo realizados para o avanço de adaptação do cultivo do produto no Brasil, estudos estes que envolvem a aplicação de especialistas e doutores na área e de um conjunto de tecnologias para melhorar as características dos grãos originados da planta, visando à sua melhoria contínua.

O contrato em questão, segundo o Dr. Devanildo Damião, significa uma grande vitória para a AGENDE visto que processos como esses são altamente complexos, e a disposição da EMBRAPA – uma das principais empresas mundiais de pesquisa do ramo agropecuário – de promover esta transferência de conhecimento a uma empresa incubada, representa o reconhecimento da excelência da Incubadora AGENDE Guarulhos.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade