Notícias
Visita à Europa foi um sucesso para o futuro Parque Tecnológico Guarulhos

AGENDE Guarulhos
Da redação

Foto: AGENDE Guarulhos

Local: ACC10
Da esquerda para a direita: Isidre Sala Queralt (Diretor de Divisão e Copoeração Internacional), Devanildo Damião (Coord. do Núcleo do Parque Tecnológico Guarulhos), Encarnació Avilés Arroyo (Cap. de Sistemas Territoriais de Inovação), Paulo Gonçalves (Gerente Geral - AGENDE), Rafael Paredes (Chefe de Gabinete da Prefeitura de Guarulhos) e Trini Bofarull (Gerente da Divisão de Mercado Internacional).

A equipe de Guarulhos composta pelo Chefe do Gabinete da Prefeitura de Guarulhos Rafael Paredes, o Gerente Geral da Agende (Agência de Desenvolvimento e Inovação Guarulhos) Paulo Gonçalves e o Coordenador do Núcleo do Parque Tecnológico Guarulhos Dr. Devanildo Damião, que visitou as experiências de Parques Tecnológicos na Espanha e Portugal, retornou ao País enfatizando a importância da visita e o saldo positivo desta iniciativa.
Foto: AGENDE Guarulhos

Da esquerda para a direita: Rafael Paredes, Manuel Cruz (Vice-Presidente - Instituto de Soldadura e Qualidade - ISQ), Paulo Gonçalves e Devanildo Damião .

Eles concordam que a viagem serviu para consolidar Internacionalmente o Projeto de Guarulhos, evidenciar a sua viabilidade e validar a forma como está sendo conduzido. Informam que nas visitas ficou evidente o poder de indução e a necessidade de participação do Poder Público na Governança, visto o poder de transformação e magnitude do projeto para a cidade. “Os projetos de Parques Tecnológicos são estruturadores para o desenvolvimento econômico e social, pois possibilitam melhores condições de vida para as pessoas e o nosso Prefeito Sebastião Almeida, como grande homem público, sempre apoiará projetos com esse perfil”, enfatiza Paredes.

A Gestão é outro fator importante, sendo de responsabilidade de especialistas, não se confundem as coisas, o dia a dia das operações é conduzido por profissionais. A atratividade do projeto é outro fator fundamental, eles se tornam verdadeiros catalisadores das iniciativas inovadoras e acabam criando um fluxo contínuo de melhorias constantes, “as empresas percebem a importância de ligar a sua imagem ao projeto”, informa Gonçalves.
Foto: AGENDE Guarulhos

IX Conferência Internacional da Associação de Parques Científicos e Tecnológicos da Espanha - APTE

Em relação às características intrínsecas a nossa cidade, baseada na indústria, a experiência do País Basco é bastante assemelhada, pois foi desenvolvida com esse mesmo viés de qualificação do tecido produtivo por meio da inovação. Em estágio avançado encontram-se a estruturação de clusters (aglomerações produtivas) que servem de base para intervenções para a busca de competitividade.
Foto: AGENDE Guarulhos


“As Agências de desenvolvimento são consideradas partes fundamentais neste processo, dando o suporte de conhecimento para as iniciativas e são indiscutíveis os benefícios que apresentam” pondera o Dr. Devanildo Damião. Ele prossegue enfatizando que o cronograma de visitas e pesquisa foi rigorosamente seguido, “Atuamos de forma incisiva no alcance dos nossos objetivos, trabalhamos como uma equipe bem entrosada e o resultado foi amplamente satisfatório”.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade