Notícias
Revista especializada aponta Guarulhos como um dos 45 municípios que mais surgem negócios inovadores

Diário de Guarulhos
Luiz Roiz
Da redação
Foto: Aparício Reis

Empresa inovadora, Moraes e Santim Ind. Ltda, residente da Incubadora Guarulhos

Guarulhos luta para erguer seu Parque Tecnológico, centro de inovações capaz de alavancar definitivamente a economia do município ao patamar da chamada sociedade da informação, um estágio mais além da mera produção. Mas, segundo reportagem da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, a cidade já pode ser considerada um dos 45 municípios brasileiros onde surgem empreendedores de “negócios incomuns” e onde são registrados maiores números em matéria de patentes.


A revista ouviu o Instituto Inovação do Sebrae, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico) e cerca de 50 consultores para chegar a esse resultado.

A responsável pela reportagem, disponível no site: http://revistapegn.globo.com/, Kátia Simões, explica que a matéria foi resultado de um trabalho intensivo de apuração com base em grande número de fontes. “Não poderíamos publicar essa reportagem sem antes ouvir diversas instituições envolvidas com o tema. A partir daí foi um árduo trabalho de edição e checagem das informações.” O motivo do crescimento do número das empresas inovadoras é o aumento do capital, público e privado, destinado “a negócios de fronteira”, avaliou.

CIESP

O diretor titular eleito do Ciesp Guarulhos, Luís Teodoro, não se mostrou surpreso com a notável colocação da cidade no levantamento feito pela PEGN. “Sabemos que a Guarulhos conta com muitas empresas inovadoras, inclusive no setor industrial.”

Mas a pesquisa de tecnologias mais finas é impossível de ser realizada dentro do ambiente das indústrias, especialmente das pequenas e médias empresas, devido ao custo. Daí a necessidade do Parque Tecnológico”, ponderou. De acordo com o empresário, a inovação é um fator essencial ao desenvolvimento da atividade econômica na cidade. “Criar novos produtos com novos materiais dentro de processos inovadores - disso depende a própria sobrevivência da indústria".  

Saiba mais




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade