Notícias
Visita ao Parque Tecnológico de Andalucía e Associação de Parques Científicos e Tecnológicos

Foto: AGENDE Guarulhos


A equipe de Guarulhos composta pelo Chefe do Gabinete da Prefeitura de Guarulhos Rafael Paredes, o Gerente Geral da Agende Paulo Gonçalves e o Coordenador do Núcleo do Parque Tecnológico Guarulhos Dr. Devanildo Damião visitou a sede da Associação de Parques Científicos e Tecnológicos da Espanha - APTE que fica alojada no Parque Tecnológico da Espanha, e foi recepcionada pela responsável pela transferência internacional e relações internacionais Aline Daniel. A APTE é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo colaborar com a potencialização e difusão dos Parques Científicos e Tecnológicos da Espanha - PCTs. A Entidade conta com 80 Parques afiliados, e sua linha de atuação está alicerçada na promoção do desenvolvimento de PCTs, fomento à colaboração empresarial, apoio à transferência de conhecimento e tecnologia, e fomento de infraestrutura de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Comporta no total 5.115 entidades que empregam mais de 136.000 pessoas, com 23.138 dedicando-se a atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

Especificamente, o Parque Tecnológico da Andalucía - PTA foi inaugurado em 1992, e é um local para instalação de empresas de alta qualidade e inovadoras, envolvendo a produção, serviços técnicos especializados e atividades de P&D, pressupondo o atendimento aos preceitos de sustentabilidade e respeito à natureza.

O Parque é gerido no formato de uma Sociedade Anônima – S.A. A sua composição tem forte participação do poder público, envolvendo a Municipalidade de Málaga, que possui participação de 34%, somente menor que a da região de Andalucía que é de 51%, enquanto que o Banco Unicasa possui 15%. A localização do Parque é estratégica, distanciando-se 13 km do Centro de Málaga e próxima ao Aeroporto. A superfície total da área é de 186 hectares, das quais 45% são destinadas às zonas de preservação.  A Gestão do Parque comporta uma empresa específica que trata da questão de urbanização e mantém relação com o Poder Público.

O Parque Tecnológico é um lugar privilegiado e oferece serviços especializados para as empresas, os serviços de Tecnologia de Informação e Comunicação são de altíssimo nível com as principais empresas de telefonia do mundo, tais como Vodafone, Telefonica e outras.

No tocante à vertente Acadêmica, a âncora é a Universidade de Málaga, que desenvolve uma política de aproximação com o mundo empresarial, envolvendo a formação de grupos de P&D.

No que tange a ocupação de espaços pelas empresas, existe a possibilidade de aquisição do terreno e também da concessão de uso por 75 anos, sendo que a parcela mínima é de 2.500 m² e a máxima de 80.000 m². Outra iniciativa interessante refere-se aos contenedores que são estruturas desenvolvidas parcialmente pela gestora do Parque Tecnológico e podem ser concedidos para as empresas.

Nota-se que o Parque está bastante consolidado, e é considerado como um importante instrumento de política pública, oferecendo amplo conjunto de serviços para as pessoas como hotéis, creches, heliporto, posto de combustível, entre outros.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade