Notícias
IX Conferência Internacional da Associação de Parques Científicos e Tecnológicos da Espanha – APTE.

AGENDE Guarulhos
Da redação
Foto: AGENDE Guarulhos


A equipe de Guarulhos composta pelo Chefe do Gabinete da Prefeitura de Guarulhos, Rafael Paredes, o Gerente Geral da Agende, Paulo Gonçalves, e o Coordenador do Núcleo do Parque Tecnológico Guarulhos, Dr. Devanildo Damião, participaram da IX Conferência Internacional de la Asociación de Parques Científicos Y Tecnológicos da Espanha – APTE. O tema deste ano foi: La ciudad, nodo del conocimiento, retratando a importância do poder público local nas iniciativas inovadoras, sobretudo no poder de indução para projetos intensivos como são os Parques Tecnológicos. O evento foi promovido pelo PCT – Parque Tecnológico de Cartuja, localizado na Andalucia e que conta com 344 entidades, centros tecnológicos, centros de formação e investigação, que empregam diretamente quase 15.000 trabalhadores e ofertam uma atividade econômica de 2 milhões e duzentos mil euros.

A conferência inicial de Simon Smithson, especialista em urbanismo, retratou o conceito de cidades inteligentes como propulsoras do desenvolvimento econômico e social, inserindo a necessidade das políticas públicas estabelecerem diretrizes para dotar os ambientes de conhecimento.

A seguir ocorreu uma mesa redonda que teve como destaque os representantes públicos e de Políticas de Inovação, que impuseram que a nova vertente de competitividade local está inserida nas plataformas de inovação, sendo necessária a articulação com a academia para geração do conhecimento. Destacaram ainda a importância dos Parques Tecnológicos que agregam diversos ativos.

Outra importante discussão envolveu os Planos Estratégicos para as cidades do futuro. O painel foi organizado para retratar as experiências de Barcelona com José Pique, que se tornou uma referência mundial. Enrique Ernades retratando Sevilha e Jose Luis Burgos que apresentou o caso da conversão do Rio de Bilbao, retratando como a cidade se transformou a partir de um grande investimento em infraestrutura. Também esteve presente o Presidente do Parque Tecnológico Cartuja de Sevilha, da empresa de Sociedade Anônima Cartuja 93 S.A. Ficou evidente que as cidades precisam se preparar adequadamente para os intensos desafios que enfrentarão, haja vista que as mudanças são constantes e inevitáveis.

Também foram desenvolvidas diversas articulações com os representantes dos diferentes Parques Tecnológicos da Espanha, os quais manifestaram apoio e apreço pela iniciativa de Guarullhos e elogiaram a dinâmica de aceleração do prazo de maturação do projeto proposto pelos gestores.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade