Notícias
AGENDE articula Cooperação Internacional


A equipe brasileira composta pelo Chefe do Gabinete da Prefeitura de Guarulhos, Rafael Paredes, o Gerente Geral da AGENDE (Agência de Desenvolvimento e Inovação de Guarulhos), Paulo Gonçalves, e o Coordenador do Núcleo do Parque Tecnológico Guarulhos, Dr. Devanildo Damião, iniciaram a visita ao TAGUSPARK, em Oeiras, Portugal, pelo Instituto Gulbenkian de Ciência – IGC, com especialização em ciências biomédicas. A comitiva foi recepcionada pelo Diretor José Mário Leite e pela Coordenadora de Comunicação de Ciência e Relações Externas, Ana Godinho. O Instituto não se encontra fisicamente no Parque Tecnológico, mas mantém relações de parceria, envolvendo a utilização de Laboratórios e respostas de demandas de pesquisas das empresas.


Em seguida, a equipe de Guarulhos esteve reunida com a direção executiva do TAGUSPARK, representada pelo Presidente Executivo, Nuno Crato, o Diretor Executivo, Alberto Cunha e o Diretor José Beraldes Gomes. Na pauta foram expostos os potenciais pontos de cooperação entre as entidades, dos quais foram destacados e considerados prioritários:

  • Processo de Incubação cruzada, envolvendo intercâmbios de promoção nos dois países;
  • Acordos de Parceria para divulgação nos eventos promovidos pelas entidades.

O acordo provavelmente será formalizado após análise das diretorias das entidades. O Diretor Executivo do TAGUSPARK, Alberto Cunha, mostrou-se extremamente satisfeito com o potencial acordo de incubação cruzada, e salientou que esses movimentos gerenciais são inovativos e essenciais para abrir oportunidades para as empresas na fronteira do conhecimento.

Visão semelhante possui o Chefe do Gabinete da Prefeitura de Guarulhos, Rafael Paredes, que destaca a importância deste acordo para a cidade, salientando que “o Sistema de Inovação de Guarulhos em formação trará uma vantagem competitiva para a Municipalidade, possibilitando que empresas brasileiras acessem o mercado Europeu e que esse movimento será acelerado com o futuro Parque Tecnológico”.

Durante a tarde, o grupo visitou o Parque Tecnológico, assistiu às apresentações ofertadas pela direção e finalizou com uma visita ao ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade, no qual foi recebido pelo Presidente Manuel Cruz. O Instituto possui uma grande estrutura de conhecimento, atuando em diversos países, inclusive no Brasil (Minas Gerais), conta com mais de 1.000 profissionais altamente especializados e orçamento na ordem de 30 milhões de euros. O Parque Tecnológico, especificamente, possui Laboratórios de diversas especialidades, todos acreditados e que promovem ensaios destrutivos e não destrutivos. O Coordenador do Parque Tecnológico Guarulhos, Dr. Devanildo Damião, pediu aos representantes do Instituto que estudassem a possibilidade de integrarem-se futuramente com o Parque de Guarulhos, oferecendo serviços técnicos especializados para as empresas brasileiras. O Gerente Geral da AGENDE, Paulo Gonçalves, comentou que a experiência demonstra que o desenvolvimento de projetos estruturantes e complexos dependem do esforço conjunto dos vários atores da sociedade, induzidos pelo Poder Público.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade