Notícias
AGENDE Guarulhos se transforma em Agência de Inovação

Diário de Guarulhos
Da redação

Foto: Regiane Balthazar / AGENDE


Uma assembleia geral extraordinária realizada no dia  23/03/2011 mudou o estatuto da Agende – a principal entidade de planejamento econômico de Guarulhos – e prorrogou por mais um ano o mandato da atual diretoria, presidida pelo empresário Daniele Pestelli.

A decisão foi tomada por unanimidade e ocorreu num amplo sobrado, num terreno de mil m² na rua Pascoal Conte, no Gopoúva, que está sendo reformado para ser a nova sede da entidade, dentro de dois meses.

O principal objetivo da assembleia foi a mudança de denominação e do perfil da Agende: em vez de Agência de Desenvolvimento de Guarulhos, ela passará a se chamar Agência de Desenvolvimento e Inovação de Guarulhos.

“O termo ‘inovação’ não é irrelevante. Ao caracterizar-se, em seu estatuto, como entidade promotora de inovação tecnológica, a Agende poderá se credenciar a participar de programas oficiais e de linhas de crédito destinadas ao fomento da pesquisa tecnológica”, explicou Pestelli.

Essa mudança estatutária permite também que a entidade traga a Guarulhos um Parque Tecnológico semelhante aos que o governo do Estado já instalou em várias cidades, no âmbito do Sistema Estadual de Parques Tecnológicos, e se habilite a ocupar o papel de gestora.

A permanência da atual diretoria à frente da Agende por mais um ano – até maio de 2012 – deveu-se principalmente a seu trabalho em defesa do Parque Tecnológico de Guarulhos, que ainda depende de muitas negociações entre o governo do Estado, a Dersa e a Prefeitura Municipal.

Hoje, aliás, tanto Daniele quanto o coordenador técnico da Agende, Marcelo Chueiri, estarão reunidos com Paulo Henrique Vargas, diretor jurídico da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário de São Paulo), em mais uma rodada de conversações para viabilizar o parque.

A Dersa, empresa do governo paulista, é a proprietária de um terreno de um milhão de m2 em Cumbica, onde hoje está instalado, em regime de concessão, o Dry Port de Guarulhos, uma empresa privada. O terreno é apontado como ideal para sediar o parque.

A mudança do estatuto da Agende manteve nos mesmos postos todos os atuais diretores. São eles: Daniele Pestelli (presidente), Jorge Taiar (vice), Antônio Marchiori (secretário-geral), Cristiane Rebelato e José Pereira dos Santos (diretores).

A equipe técnica seguirá inalterada, sob a coordenação de Paulo Gonçalves.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade