Notícias
Parques tecnológicos são terrenos férteis para novos negócios

Daniela Moreira, de EXAME.com

O ano era 1951. O reitor da escola de engenharia de Stanford, Frederick Terman, decidiu criar um programa para atrair as empresas de tecnologia que começavam a se desenvolver na época para as proximidades do campus, cedendo terrenos a preços atrativos.

Logo, companhias como Hewlett-Packard, Eastman Kodak e General Electric se mudavam para a área, batizada de Parque de Pesquisas de Stanford. Sem saber, Terman dava o pontapé inicial para a formação do maior pólo de inovação das décadas seguintes: o Vale do Silício.

E não foi por acaso que esta pedaço de terra no sul da Califórnia se tornou o centro da revolução tecnológica que testemunhamos na última metade do século passado. A fórmula de Terman para aproximar a academia do mercado provou-se uma receita de sucesso para inovação e os parques tecnológicos se espalharam mundo afora.

No Brasil, há mais de 74 iniciativas de parques tecnológicos em andamento - são 25 em operação, 17 em fase de implantação e 32 ainda no papel, segundo a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

Somente neste ano, o governo investirá mais 85 milhões de reais em projetos de parques tecnológicos em diferentes regiões do Brasil. Segundo Rogério Mota, secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), há um forte reconhecimento tanto por parte do governo quanto do setor empresarial de que é preciso articular esforços para promover a inovação no país.

“O Brasil é o único país onde a maior parte das novas patentes pertencem à academia. Isso é uma anomalia. As empresas têm duas opções: inovar ou inovar. É preciso que esses atores conversem”, destaca Mota.

Os parques tecnológicos são terrenos naturalmente férteis para que as sinergias entre esses setores aflorem. Dentro deles, as ideias que surgem nas cadeiras da universidade encontram espaço para se tornarem negócios – seja nas mãos de grandes empresas ou de startups criadas pelos próprios estudantes egressos da universidade.

Saiba mais




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade