Notícias
Parque Tecnológico de Guarulhos está sendo sedimentado sobre bases sólidas

Asec
Regiane Balthazar



O projeto do Parque Tecnológico de Guarulhos está sendo sedimentado sobre bases sólidas e entra numa fase crítica para o seu desenvolvimento. No que tange as questões de viabilidade do mesmo, é de entendimento geral a sua importância para o momento atual da região, envolvendo os aspectos econômicos, ambientais, acadêmicos e sociais.

Em relação ao alinhamento do modelo do Parque Tecnológico e a proposta de desenvolvimento da cidade, existem inúmeras convergências, as quais permitem: i) aproveitar e potencializar os pontos fortes tais como a indústria, a riqueza ambiental e a logística, ii) desenvolver questões que possibilitam melhorias, como a base científica e tecnológica e iii)  melhorar o turismo e os serviços de forma geral.

No que se relacionam as articulações, o projeto tem inúmeros avanços, sendo reconhecido pelos principais organismos que tratam deste assunto nas esferas: Federal, Estadual e Privada. Nesse último aspecto, algumas empresas já foram sondadas e mostram-se simpáticas para investimentos ao projeto.

O Poder Público Local (Município de Guarulhos), por meio do Prefeito Sebastião Almeida reconhece a importância para a cidade e mostra-se sensível a necessidade de acelerar passos para o projeto, envolvendo os estudos necessários e a sistematização de um sistema de inovação, para tal, atua em consonância com a Agência de Desenvolvimento Local.

A repercussão do Projeto em Brasília é amplamente positiva, pois a nova equipe do Ministério de Ciência e Tecnologia apóia o projeto de Guarulhos, sendo que o Ministro Mercadante e os executivos do Ministério são bastante simpáticos a idéia.

O Papel de Liderança Técnica do projeto insere-se dentro das prioridades da AGENDE Guarulhos, instituição que congrega os principais atores da sociedade de Guarulhos e que atua com bastante exatidão e competência nos projetos: Incubadora Tecnológica de Guarulhos e Parque Tecnológico, inclusive com uma equipe técnica de excelente capacitação.

Em relação ao Estado de São Paulo já existem políticas públicas sistematizadas para esse fim, as quais envolvem um arcabouço regulatório e uma sistemática de avaliação de projetos passíveis de serem incentivados, que são 20 até o presente momento.

Ademais, espera-se que o Novo Governador Geraldo Alckmin mostre-se fiel ao compromisso de ajudar o Parque Tecnológico de Guarulhos, fato que foi amplamente divulgado no momento pré-eleitoral. É importante salientar que o hoje governador tem bastante acúmulo de conhecimentos nessa questão, pois gozava do mesmo cargo quando foi promulgada a Lei Paulista de Inovação que instituiu o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos e também foi Secretário de Desenvolvimento no Governo Serra, ajudando a incentivar esse programa.

De forma objetiva, espera-se que as partes envolvidas, desenvolvam um esforço adicional para que as pequenas pendências sejam rapidamente resolvidas e que o projeto possa avançar a passos de gigantes, aproveitando o bom momento vivenciado pelo nosso país.

Devanildo Damião é Mestre e Doutor em Gestão Tecnológica pela Universidade de São Paulo. Especialista em Gestão de Projetos, Gestão da Qualidade e Gestão da Inovação com experiência em projetos de ambiente de Inovação e Coordenador do Núcleo Acadêmico e do Núcleo do Parque Tecnológico da Agende Guarulhos
.





Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade