Notícias
Campus Party: inovação tecnológica, internet e entretenimento eletrônico em rede
Redação: AGENDE Guarulhos

Durante uma semana esteve a todo o vapor o maior encontro tecnológico do país e a AGENDE Guarulhos marcou presença.
Foi uma reunião de 6.800 campuseiros aficionados por tecnologia e pela mais intensa troca de conhecimentos. A cada ano, o evento concentra mais e mais pessoas dispostas a trazerem suas mentes brilhantes para, durante uma semana, unir talentos e construírem o futuro.
O papel das plataformas abertas e fechadas na internet foi o principal item de controvérsia em debate realizado no Campus Party, onde discutiram-se os aplicativos nos celulares conectando TV, rádio, geladeira, comandados por sistemas e aplicativos em smartphones da Apple. 
Defensor da plataforma aberta, Vagner Diniz, diretor do World Wide Consortium (W3C) Brasil, disse ao jornal Estadão do dia 22/01/2011 que “É no ambiente aberto que a inovação acontece. É no ambiente proprietário que a riqueza é aprisionada. É verdade que apps (aplicativos) dão respostas mais rápidas, mas também é verdade que a web está inovando e pode ultrapassar os apps novamente”.
Em contrapartida, Pedro Dória, editor-chefe de conteúdos digitais do Grupo Estado, comenta que o que “engessa” a inovação não é a questão de plataformas abertas ou fechadas, mas sim o monopólio. "Não importa que seja fechado, desde que não seja só Apple. Tenha esta tecnologia para Android, Blackberry, entre outros. E a multiplicação de novas plataformas via internet não é ruim. TV, rádio e geladeira devem se conectar, sem necessariamente precisar de web para isso."
Além do debate, a Campus Party apresentou inúmeros projetos e produtos inovadores, diversos empreendimentos voltados à inovação tecnológica entre outros, além de proporcionar entretenimento a todas as faixas etárias, com destaque a um autorama em uma maquete do Rodoanel Norte
Fotos: AGENDE Guarulhos (Andréa Nunes)

Neste evento de grande importância é necessário que o setor privado e o público estejam atentos a investimentos nestes talentos potenciais da tecnologia para promover a segurança de dados entre muitos outros desenvolvimentos tecnológicos.
Saiba mais



Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade