Notícias
Governo do Estado lança Rede de Incubadoras

Programa RPITec fará o credenciamento das incubadoras em uma rede estadual, habilitando entidades gestoras a celebrar convênios com o governo paulista

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento
 
O governador Alberto Goldman lançou oficialmente nesta quinta-feira, 16 de dezembro, a Rede Paulista de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica (RPITec), criada pela Secretaria de Desenvolvimento com a finalidade de apoiar a implantação desses empreendimentos no Estado.
Na oportunidade, também foram anunciados o novo edital do Fundo Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcet) e o lançamento do programa Juro Zero em São Paulo. Juntos, os dois programas disponibilizarão R$ 20 milhões em linhas de crédito para projetos inovadores.
Os anúncios ocorreram durante a cerimônia de inauguração dos novos laboratórios do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). O evento contou com a presença do secretário de Desenvolvimento, Luciano Almeida, do diretor-presidente do IPT, João Fernando Gomes de Oliveira, e do vice-governador eleito, Guilherme Afif Domingos, que será secretário de Desenvolvimento na próxima gestão.

Rede Paulista de Incubadoras
Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento, o programa RPITec fará o credenciamento das incubadoras em uma rede estadual, habilitando entidades gestoras a celebrar convênios com o governo paulista, que podem prever a realização de investimentos diretos do aporte estadual nas cadeias produtivas, além de outras ações voltadas ao fortalecimento das empresas de base tecnológica (EBTs) do Estado de São Paulo.
 
Secretário discursa durante cerimônia de lançamento da RPITec
As incubadoras oferecem espaço físico por tempo limitado para a instalação de empresas nascentes, dando apoio para a consolidação dessas iniciativas. São locais que disponibilizam suporte gerencial e tecnológico para empresas inovadoras em produtos ou processos. A rede foi instituída e regulamentada por meio do decreto nº 56.424/2010, publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 23 de novembro.

Para fazer parte da RPITec, a entidade gestora da incubadora de EBTs deve enviar um requerimento à Secretaria de Desenvolvimento, solicitando sua inclusão na rede. No pedido, entre outros pontos, deve ser demonstrada que a entidade gestora, sem fins lucrativos, atende aos requisitos do decreto, com modelo de gestão apropriado e objetivos compatíveis com a RPITec. Após a aprovação dos documentos, o credenciamento é realizado por meio de uma resolução válida por dois anos.

Para obter o credenciamento provisório, o interessado deve enviar um ofício com a justificativa e a caracterização do empreendimento, oferecer infraestrutura adequada e instalações de uso compartilhado, facilitando o acesso a laboratórios especializados, além de apoiar as incubadas nas áreas de gestão tecnológica, empresarial e mercadológica.

Leia o decreto aqui.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade