Notícias
Guarulhos vai representar Brasil em discussões internacionais sobre OP

De 2011 a 2013, a cidade vai ocupar a vice-presidência da seção latino-americana da Comissão de Inclusão Social e Democracia Participativa (CISDP). A comissão integra a rede mundial Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), cujo objetivo é representar interesses das cidades em âmbito internacional. Também discutir, propor, trocar experiências e apresentar soluções de problemas comuns, que podem ser replicadas por cidades de países diferentes.

O evento, que definiu pela segunda vez Guarulhos como representante do Brasil, ocorreu na Câmara Municipal (Palácio Del Ayuntamiento), na capital mexicana, entre os dias 16 e 21 de novembro, e teve a participação de mais de mil municípios. Com a eleição, Guarulhos se torna uma das lideranças nas discussões de políticas democráticas participativas durante o próximo biênio, ao lado de cidades mundialmente conhecidas, como Barcelona (cidade espanhola responsável pela presidência) e Montevidéu (capital uruguaia, que divide a vice-presidência com o município).

O coordenador de Relações Internacionais, Fernando Santomauro, representou o prefeito Sebastião Almeida na reunião executiva e na assembleia geral do Conselho Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU). A seu ver, “o mais importante é o reconhecimento internacional que a cidade tem em políticas exitosas nessas áreas (de políticas públicas com participação popular)”, disse.

Fernando comemorou o fato de a cidade dividir com Montevidéu a vice-presidência da comissão: “É importante que seja com Montevidéu porque a gente consegue fazer articulações com cidades do Mercosul”.

Santomauro disse que o município apresentou proposta para sediar encontro latino-americano em 2011 para discutir ações de orçamento participativo com todos os prefeitos.

 

Saiba Mais




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade