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Daniele Pestelli acredita que TAV é meio de transporte eficiente

Diante da desistência de vários grupos de empresas pelo projeto do TAV (Trem de Alta Velocidade), a entidade que reúne a indústria ferroviária no País, a Abifer, recomendou à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) o adiamento do leilão previsto para o próximo dia 16 de dezembro. O prazo limite para a entrega de propostas termina no dia 29. Vários consórcios teriam se desinteressado pela obra, menos um, integrado por um grupo responsável por esse tipo de transporte na Coreia do Sul. Mas a agência do governo federal brasileiro informou ontem ao DG que “segue firme” em seu cronograma.

 

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Governo brasileiro articula consórcios para licitação do trem de alta velocidade
 
No dia 29/11/2010 ocorrerá o maior leilão do governo do presidente Lula, o de concessão do trem-bala ligando cidades importantes para economia nacional entre elas Campinas, São Paulo, Guarulhos e o Rio de Janeiro.
Para que haja concorrência na redução do preço da tarifa máxima, que é de R$ 199,00 o governo está articulando entre multinacionais e as construtoras brasileiras a criação de ao menos dois consórcios que disputem o processo de licitação. Porém, a criação dos consórcios está apresentando dificuldades de prazo para entrega da proposta e resistências devido à transferência de tecnologia.
O TAV (Trem de Alta Velocidade) traz avanços significativos no transporte para as regiões, já que está previsto que a distância que será percorrida de 511 km de trilhos entre São Paulo e o Rio de Janeiro terá um tempo  máximo de 1h33min. Quanto à transferência tecnológica países, como o Japão, detentores da tecnologia, estão desconfortáveis devido aos termos de transferência.
Os coreanos, que possuem a maior possibilidade de ganhar a licitação por estarem se preparando desde 2007 com análises específicas, como de solo, poderão contar com 20 empresas de diversos segmentos, inclusive das empresas do grupo Bertim, ganhador da licitação de concessão da usina hidrelétrica de Belo Monte e do Rodoanel Leste através da SP MAR.
Os coreanos desenvolveram um  trem próprio, que trafega a 350 km/h, a partir da transferência de tecnologia feita pela França, que venceu a primeira concorrência do trem-bala em 1994. O modelo era semelhante ao que será feito no Brasil que serão vendidos pela Rotem, uma subsidiária da Hyundai.
A operação dos trens na Coreia é feita por uma empresa estatal e emprega 30 mil pessoas e obteve faturamento em 2009 de US$ 30 bilhões.
A agenda da licitação segue da seguinte forma:
- 19/11/10, divulgação pela ANTT dos últimos esclarecimento sobre o Edital;
- 29/11/10, apresentação das propostas e pagamento da garantia de R$ 340 milhões;
- 30/11/10, apresentação dos documentos de pré-qualificação;
- 16/12/10, divulgação das propostas do vencedor (menor tarifa);
- 17/12/10, abertura e análise dos documentos de qualificação do vencedor;
- 09/02/11, homologação do vencedor; e   
- 11/05/11, assinatura do contrato. 
A reportagem é de Dimmi Amora e Leila Coimbra e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo do dia 18/11/2010 e está na íntegra para assinantes do jornal e do UOL.
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