Notícias
Editorial aponta AGENDE como formuladora de estratégia de desenvolvimento.

Editorial – Jornal Diário de Guarulhos

Os 11 anos da AGENDE, comemorados no último dia 20, merecem os aplausos dos empresários e das autoridades públicas do município.

Não por acaso, a data coincidiu com o lançamento de um novo produto – a versão anual da publicação “Análise Guarulhos”, que reúne informações relevantes sobre a economia municipal.

Ao longo desse período, a agência consolidou uma linha de trabalho voltada para refletir, produzir diagnósticos e agir politicamente sobre as matrizes do desenvolvimento futuro de Guarulhos. Nos primeiros anos, a partir de sua fundação, em 1999, ela era principalmente uma instância de articulação e convergência entre empresários e autoridades municipais e estaduais.

Para uma cidade ainda carente daquilo que os sociólogos do urbanismo moderno chamam de “cultura cívica”, já cumpria um papel notável. Mas ela avançou. Começa agora uma nova etapa: profissionalizou suas atividades, reuniu um corpo técnico competente e começou a produzir informações socioeconômicas de interesse do município.

Hoje, tem um coordenador técnico (Marcelo Chueiri) e um gerente geral (Paulo Sérgio Gonçalves), ambos com larga experiência no setor público, e um núcleo acadêmico formado por dois especialistas em estratégias de desenvolvimento (os professores Devanildo Damião e Carlos Graça). Tudo isso sob a regência segura de um empresário de visão – o industrial e diretor-titular do Ciesp Guarulhos, Daniele Pestelli.

Projetos da maior importância, como o Sim Guarulhos (para evitar a fuga de indústrias), a Incubadora de Empresas do Jardim Cumbica e, agora, o Parque Tecnológico de Guarulhos, não teriam prosperado sem a Agende.

A chave para o sucesso da entidade repousa no seu modelo de gestão. Embora seja constituída por capital privado e público, ela nunca se deixou instrumentalizar pelos políticos (graças, em boa medida, à atuação firme do ex-prefeito Elói Pietá). Ao contrário, o pacto que a tornou possível garantiu a presidência sempre a um empresário, protegendo-a do embate partidário, mas sem deixar de lado o seu papel de fomentador permanente do diálogo e do consenso.

A Agende inicia a 2ª década de sua existência como um instrumento fundamental de formulação estratégica para Guarulhos e uma referência de planejamento urbano para toda a Grande São Paulo.


 




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade