Notícias
Palavra do Presidente: Laudirley Ferreira Dourado

Um novo Momento

Procuro olhar o mundo com óculos coloridos.

A figura de linguagem representa a visão otimista que procuro transmitir para as entidades e organizações nas quais atuo.

Todavia, uma visão otimista nunca pode sobrepujar a capacidade de análise crítica, essencial para balizar a construção de uma sociedade melhor.

No cenário macroeconômico, a determinação de diminuição de juros e oferta de crédito na economia pode gerar um alívio para o combalido setor produtivo. Mas, não se pode imaginar que são condições suficientes, juros abaixo de dois dígitos são essenciais. Simultaneamente, medidas que inibam a apreciação do real, ao lado de medidas no âmbito das empresas como as reformas trabalhistas e tributárias.

Os investimentos estrangeiros aplicados ao setor produtivo estão na faixa de 70 bilhões de dólares por ano, o que permite liquidez para o setor produtivo. O acesso dos trabalhadores aos recursos do FGTS com cerca de 30 bilhões de reais terá impacto real na economia.

Entende-se fundamental criar um ambiente de negócios favorável, trazendo a discussão para tirar as travas do empreendedorismo. Como dizia o sábio Arquimedes: “ forneça uma alavanca e moverei o mundo”. O poder público tem o papel de oferecer alavancas aos negócios.

No ambiente local, após o tempo necessário para adequação ao executivo, aguarda-se que o novo governo busque nas entidades o apoio necessário para formular políticas e ações efetivas para benefício da cidade.

A sociedade civil organizada é a grande provedora de informações qualificadas e projetos para o bom desempenho do executivo, a articulação é peça chave neste jogo. Governar sem a devida atenção as entidades foi um erro cometido de forma repetida pelos governos anteriores.

A AGENDE Guarulhos, com o histórico de ter sido o “lócus” que, de forma colegiada, abrigou, projetou, organizou e geriu ambientes inovadores na cidade, como a Incubadora Tecnológica, grande sucesso, e o Parque Tecnológico, geminado com a participação das principais entidades da cidade coloca-se a disposição.

A maturidade na relação entre entidades e Governo é essencial, transitando nos caminhos de projetos favoráveis a cidade e transparência de ações. Portanto, fica a mensagem de colaboração e trabalho incansável por Guarulhos.






Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade