Notícias
AGENDE participa do seminário Investe SP e Parque Tecnológico, Inovação Acelerando o Desenvolvimento

Evento reuniu governo, especialistas, associações e empresários para debate de inovação e empreendedorismo

A Investe São Paulo (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade), promoveu na terça-feira, 27 de outubro, o seminário Investe SP e Parques Tecnológicos – Inovação acelerando o desenvolvimento, em sua sede, situada no Parque Tecnológico do Estado de São Paulo, onde também se encontra a USP. O objetivo do evento é reunir representantes do governo, especialistas, associações e empresários para definir estratégias e valorizar ainda mais a importância dos parques tecnológicos na geração de inovação e riquezas no Estado de São Paulo.

A AGENDE, representada por seu Presidente, Aarão Ruben de Oliveira, pelo Secretário Geral, Roberto Marchiori, por seu Conselheiro, Laudirley Dourado, pelo Jornalista e Associado da AGENDE, Martinho Risso e pelo Coordenador Especial Técnico Científico, Dr. Devanildo Damião, prestigiou o Seminário que conta com o apoio do Núcleo de Política de Gestão Tecnológica (PGT) da USP, onde o Dr. Devanildo também compõe este seleto grupo de especialistas e pesquisadores.

Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), a Investe SP recebeu a incumbência do Governador Geraldo Alckmin de gerenciar parques tecnológicos no primeiro semestre deste ano. Desde então, cabe à Agência um papel mais ativo no desenvolvimento econômico do Estado por meio do incentivo à inovação e à pesquisa.

Márcio França, Vice-governador e Secretário da SDECTI, ressaltou no portal da Investe SP a liderança do Estado na produção científica e tecnológica do País. “São Paulo sozinho é responsável por 72% dos dispêndios dos governos estaduais em pesquisa e desenvolvimento. As universidades e centros de pesquisa mantidos pelo Estado, assim como os parques tecnológicos, dão a estrutura necessária para a consolidação de um polo de inovação de alta relevância no cenário internacional”, observou.

Juan Quirós, Presidente da Investe SP por sua vez destacou: “Recebemos a atribuição de ser um elo constante entre o empresariado e o mundo acadêmico e centros geradores de progresso tecnológico. Este seminário será importante para aproximarmos mais esses setores e definirmos políticas públicas e a atuação do governo para fomentar o ecossistema da inovação e do desenvolvimento econômico no Estado”.
Uma importante parceira das iniciativas de estabelecimento do Parque Tecnológico Guarulhos, Dra Désirée Zouain, Coordenadora de Projetos no Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da USP, também marcou presença com a palestra sobre Parques Tecnológicos auxiliando o desenvolvimento de empresas inovadoras e centros de pesquisa e desenvolvimento. Além dela, outro importante incentivador do projeto Parque Tecnológico Guarulhos, liderado pela AGENDE, o Dr. Guilherme Ary Plonski, Conselheiro da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação, palestrou sobre Parques Tecnológicos como instrumentos de geração de riqueza e desenvolvimento tecnológico.

Desirée Zoauin, Devanildo Damião, Roberto Marchiori e Aarão Ruben
O Presidente da AGENDE destacou a importância de assistir às palestras e trocar conhecimentos em Seminários, como este, que reúne autoridades, diversos pesquisadores e especialistas em inovação para levar essa experiência para a Cidade e especificamente, tornar o Parque Tecnológico Guarulhos um modelo de sucesso. “Poder participar de eventos como este, com certeza contribui muito para modelarmos o nosso Parque Tecnológico para que também seja um exemplo de sucesso”, observou Aarão Ruben.


Para o Industrial do Ano e Conselheiro da AGENDE, Laudirley Dourado, a inovação é o ponto fundamental para o desenvolvimento sustentável das empresas, por isso gosta de participar de eventos como o Seminário da Investe SP e até mesmo tem realizado viagens à China, para fazer um bom benchmarking (termo de gestão em língua inglesa para o uso das melhores práticas) e através da observação trazer melhorias às suas indústrias.

Roberto Marchiori, Secretário Geral, por sua vez destacou que a AGENDE tem um papel fundamental para desenvolver a cultura da Inovação em Guarulhos e sua participação no evento contribuirá para diálogos com a diretoria de ações em prol do desenvolvimento da Cidade.

O Dr. Devanildo Damião observou que o Estado de São Paulo precisa assumir uma posição de protagonista nos movimentos de ambientes de Inovação e disse: “Este evento marca um posicionamento essencial para o Estado, envolvendo a SDECTI e a Investe, ademais, os especialistas Dr. Plonski, Dra. Désirée e o Dr. Oswaldo Massambani, que aqui palestraram, mostram como o conhecimento está sedimentado no Estado e existe a necessidade de articular e sistematizá-lo”.

O seminário Investe SP e Parques Tecnológicos – Inovação acelerando o desenvolvimento também contou com os seguintes apoios Institucionais: Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital (Abvcap); Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei); Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec); Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec); Endeavor Brasil; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp); Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp); Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); Harvard Business School; Inova Unicamp; Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos e Produtos Farmacêuticos (IPDFarma); Sociedade Brasileira Pró-inovação Tecnológica (Protec); Agência USP de Inovação; Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista.



Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade