Notícias
AGENDE participa da inauguração do novo SENAI Guarulhos em 24 de outubro

Foi inaugurado, em Guarulhos, dia 24 de outubro, a segunda unidade do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Estiveram presentes ao evento o Prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida; o presidente da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp) e do SENAI-SP, Paulo Skaf e o Diretor Geral do Ciesp-Guarulhos e também Diretor da AGENDE, Mauricio Colin; a Vice-presidente da ASEC, Rosmary Ghellery. Pela AGENDE compareceram Jorge Taiar (Vice-presidente), Roberto Marchiori (Secretário Geral), Josinaldo Barros (Diretor), os Conselheiros Laudirley Dourado, Flavio Naressi e Daniele Pestelli e o Coordenador Especial Técnico Científico, Devanildo Damião.

Resultado de investimentos da Pró-Vida que somam R$ 30 milhões, entre obras e equipamentos, a unidade foi projetada com modernos ambientes de ensino, que ocupam 10 mil metros quadrados de área construída, distribuída em terreno com 27 mil metros quadrados, localizado na Avenida Carmela Dutra, no Jardim Presidente Dutra, sendo o terreno doação da Prefeitura de Guarulhos.

Foto de divulgação: Portal Senai
As dez oficinas e os 14 laboratórios foram equipados com tecnologia de ponta para atender a demanda por mão de obra qualificada para os segmentos industriais de metalmecânica, manutenção mecânica, metalurgia, automação, eletroeletrônica, plástico, gestão, logística, segurança do trabalho e tecnologia da informação.

Foto de divulgação: Portal Senai
Serão oferecidos cursos para jovens que buscam qualificação para o primeiro emprego e adultos interessados em obter qualificação básica, especialização técnica e atualização tecnológica, superando 30 cursos. No próximo semestre, a grade regular terá os cursos de Aprendizagem Industrial nas ocupações eletricista de manutenção e mecânico de usinagem. Na vertente Formação Continuada serão oferecidas mais de duas dezenas de programas, como: comandos elétricos; instalações elétricas; controlador lógico e programável (CLP); eletropneumática e eletrohidráulica; robótica, informática, ferramentaria; ajustagem mecânica, Auto CAD; eletricista instalador industrial; soldagem MIG-MAG; operador de empilhadeira; automação; e introdução à tecnologia do plástico. 

A unidade também foi projetada para oferecer assistência técnica e tecnológica para as indústrias da região por meio de consultorias e prestação de serviços em seus laboratórios. Quando em pleno funcionamento, a unidade prevê atender 10 mil estudantes anualmente.
Com a nova escola a previsão da direção do SENAI de Guarulhos é que no segundo ano de funcionamento da nova escola, a cidade dobre o número de matrícula chegando a expressiva marca de 40 mil matrículas anuais na Cidade e que também atenderá alunos de outros municípios como Arujá, Santa Isabel e região.

O Empresário e Conselheiro da AGENDE, Laudirley Dourado, tem indústria instalada tanto em Guarulhos como em Arujá e durante o evento enalteceu a importância do SENAI. “O SENAI é um equipamento importante para a qualificação de mão-de-obra nas Cidades”, elogiou e lembrou que essa demanda era uma reivindicação antiga dos empresários.

Laudirley e Rosmary Ghellery

Dr. Devanildo Damião também destacou a importância do SENAI para a propiciação de inovações na região. “O SENAI tem uma importância fundamental na disseminação do conhecimento industrial, considerando que as indústrias precisam inovar e aumentar a produtividade, o estabelecimento do SENAI permite aumentar a escala de formação e contribui para o Sistema de Inovação Local”, explicou.


O Presidente da AGENDE, Aarão Ruben de Oliveira, notabilizou os esforços do CIESP de Guarulhos e Região que foi decisivo para a execução deste projeto de grande importância. “O Daniele Pestelli capitaneou este projeto com um grande envolvimento do Didi (Laudirley Dourado), do Marchiori e da Vera Belezzo, cobrando a liberação do terreno sem esquecer da grande missão dada ao Colin que se dedicou com afinco para resolver várias questões, inclusive ambientais para que a execução da obra não fosse afetada. Parabéns ao visionário Daniele, ao obstinado Colin e ao persistente Didi. Vocês representam os nossos sonhos e a esperança de milhares de jovens de toda a região”, parabenizou Aarão deixando um fraternal abraço às pessoas envolvidas que contribuíram com a realização do novo SENAI – Dr. Celso Charuri.

Foto de divulgação: Portal Senai



Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade