Notícias
Obras da nova sede da Fatec e Etec de Guarulhos são iniciadas
AGENDE e Governo do Estado assinam Protocolo de Intenções para a criação de Centro de Inovação Tecnológica em Guarulhos

O Presidente da AGENDE, Aarão Ruben de Oliveira, esteve presente no início das obras da nova sede da Faculdade de Tecnologia (Fatec) e da futura Escola Técnica Estadual (Etec) no bairro Cecap, em Guarulhos. O evento, realizado dia 13 de julho, contou com a presença do Governador Geraldo Alckmin, do Vice-governador e Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SDECTI), Márcio França, do Prefeito de Guarulhos Sebastião Almeida, da Diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, dos Deputados Estaduais Jorge Wilson e Prof. Auriel e do Presidente da Câmara de Guarulhos, Prof. Jesus, entre outras autoridades.



As áreas cedidas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e pela Secretaria Estadual de Educação (SEE) para o campus onde estarão localizadas as duas unidades têm metragem superior a 17 mil metros quadrados. O Estado vai investir mais de R$ 55,6 milhões nas obras de construção dos prédios.


Entre os ambientes previstos na sede da futura Etec, que terá área construída de 6,8 mil metros quadrados, estão: 13 salas de aula, 12 laboratórios (1 de automação e máquinas elétricas, 1 de células robotizadas, 1 de ciências, 1 de eletricidade e eletrônica, 4 de informática, 1 de instrumentação pneumática/eletropneumática, 2 de instrumentação, 1 de redes), sala multiuso, biblioteca e anfiteatro com 109 lugares.


Constam no projeto da nova sede da Fatec 24 salas de aula, 17 laboratórios (1 de comandos elétricos, 1 de eletricidade e eletrônica, 1 de ensaios metalográficos, 1 de hidráulica e pneumática, 6 de informática, 1 de maquetes, 1 de metrológica, 1 de processos e fabricação, 1 de robótica aplicada, 1 de simulação de sistemas, 1 de sistema integrado de manufatura, 1 de instalações elétricas), biblioteca e anfiteatro com 117 lugares. No total, as instalações físicas terão área construída de 8.280,80 metros quadrados.


O campus ainda vai abrigar ambientes comuns às unidades como auditório com 305 lugares e quadra poliesportiva com arquibancada, com área construída de 3.338,98 metros quadrados.


"Nós teremos aqui um bloco da Etec e um bloco da Fatec, com laboratório, sala de aula, biblioteca, auditórios, e no caso da Etec também ensino médio. Então os alunos vão poder fazer o ensino médio junto com o técnico, já saem com os dois diplomas, tudo de graça. E o outro bloco é da Fatec. Tínhamos aqui [Guarulhos] um prédio alugado, mas não é como um prédio próprio. Uma grande conquista", disse o governador Geraldo Alckmin.


“Essas obras são importantes, porque vão permitir a formação de mais profissionais qualificados e prontos para o mercado de trabalho”, disse o prefeito Sebastião Almeida. Segundo ele, a Fatec e a Etec se somam a outros investimentos realizados no Cecap, como a construção de uma creche, a implantação do Parque Vilanova Artigas e da unidade do Sesc, que nasceu de uma parceria entre a Prefeitura, doadora da área, e a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).


O Governador e o Vice-Governador de São Paulo também agradeceram publicamente à AGENDE, representada por Aarão Ruben, durante o evento, por sua contribuição em pesquisas e no apoio à capacitação técnica e empreendedora de base tecnológica inovadora que colaboram com o desenvolvimento de Guarulhos.

AGENDE e Governo do Estado assinam Protocolo de Intenções para a criação de Centro de Inovação Tecnológica em Guarulhos


Durante o evento, o Presidente da AGENDE, Aarão Ruben, o Prefeito Sebastião Almeida e o Vice-Governador e Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Márcio França, se reuniram para tratar do Protocolo de Intenções celebrado entre a AGENDE e o Governo do Estado para estabelecer um conjunto de ações capazes de promover a implantação de um Centro de Inovação Tecnológica em Guarulhos.


A AGENDE irá coordenar o projeto do estudo de viabilidade na Cidade, dada sua expertise no tema, visto que já credenciou a Incubadora Tecnológica AGENDE Guarulhos na Rede Paulista de Incubadoras de Base Tecnológica (RPITec) e no CATI (Comitê da Área de Tecnologia da Informação) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.


De acordo com o Coordenador Especial Técnico Científico da AGENDE, Dr. Devanildo Damião, a Lei do Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (SPAI), de março de 2014, determina que para ter um Parque Tecnológico, a cidade precisa ter uma Incubadora Tecnológica e um Centro de Inovação credenciados na SDECTI (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação) do Estado de São Paulo.


“Agradecemos por poder contar com o apoio e parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado neste importante projeto que estuda as nuances e viabilidade de criação de um Centro de Inovação Tecnológica em Guarulhos. Junto a importantes instituições de ensino como a FATEC, ETEC, o IFSP, a UNIFESP, a UNG, A FIG-Unimesp, o ENIAC, entre outras, Guarulhos poderá definitivamente deixar de ser uma cidade industrial e se tornar uma Cidade do Conhecimento”, declarou Aarão Ruben.





Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade