Notícias
AGENDE integra Frente Parlamentar do Empreendedorismo no Estado de São Paulo

A AGENDE, e outras importantes instituições do Estado de São Paulo, estão participando da Frente Parlamentar do Empreendedorismo junto à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e dia 25 de maio será apresentada na Assembleia a Terceira Carta de São Paulo pelo Empreendedorismo.

O objetivo da Carta é fortalecer os micros e pequenos negócios através da desburocratização fiscal, simplificar registros, realizar educação empreendedora, implementar programas de inovação, fortalecer o empreendedorismo social, melhorar hidrovias, realizar reforma tributária, entre outras.

A AGENDE contribui com o item 12 da Carta que trata dos incentivos financeiros aos Parques Tecnológicos, Incubadoras de Empresas e Centros de Inovação dos municípios paulistas para garantir recursos para custeio desses equipamentos credenciados na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo (SDECTI/SP).

Para o Presidente da AGENDE, Aarão Ruben de Oliveira, a Carta contribuirá com políticas públicas para fortalecer o empreendedorismo e aquecer a economia do Estado de São Paulo e de Guarulhos.

“Tenho atuado e chamado a atenção para a necessidade do processo de desburocratização das empresas desde a época do Sistema Integrado de Licenciamento (SIL). As empresas precisam de agilidade para serem competitivas; na Incubadora de Guarulhos conseguimos efetivar um processo acelerado (fast-track) com as empresas e temos essa rapidez como um dos objetivos do futuro Parque Tecnológico, inclusive discutimos este item na proposta de Lei de Inovação que estamos trabalhando, a transformação de conhecimento em riqueza somente será possível com a racionalização dos processos legais e administrativos”, disse Aarão Ruben.


O Dr. Devanildo, Coordenador Especial Tecnológico e Científico da AGENDE, entende que apoiar com políticas públicas e também com recursos financeiros equipamentos como Parques Tecnológicos, Incubadoras de Empresas e Centros de Inovação são fundamentais para que pequenos empreendedores com produtos tecnológicos inovadores possam se desenvolver e alcançarem sustentabilidade de seus negócios para adentrarem ao mercado que compete com seus produtos, ainda que com produtos similares.

“No mundo todo sabemos que dada a exposição ao risco, as atividades inovativas precisam ser induzidas nas fases iniciais por políticas públicas; é um processo do Estado apoiar o mercado  por meio de empresas iniciantes, que hoje são bem mais complexas que anteriormente e cada vez mais demandantes de conhecimentos. As políticas públicas precisam ser direcionadas para o surgimento de novas empresas tecnológicas com potencial de suprir demandas internas e disputar mercados internacionais, caso contrário, continuaremos como deficitários nas balanças comerciais tecnológicas”, finalizou o Dr. Devanildo.

Clique aqui e leia na íntegra o conteúdo da 3ª Carta de São Paulo Pelo Empreendedorismo.





Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade