Notícias
Projeto de Cadeira de Rodas dá premio ao Eniac na FEBRACE 2015


O Colégio Eniac conquistou o prêmio “ABRITEC - Destaque em Incentivo à Tecnologia e à Ciência”, durante a FEBRACE 2015, Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, realizada de 17 a 19 de março, pela Universidade de São Paulo, através do LSI-EPUSP – Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica, onde o Eniac foi finalista com projeto de otimização de cadeira de rodas.
 
O prêmio foi dado pela Associação Brasileira de Incentivo à Tecnologia e Ciência Premio (ABRITEC) à “Prototipagem de Dispositivo Mecânico Otimizado, para Deficientes Físicos – Projeto Mercúrio”, que tem como pesquisadora a aluna do Eniac Bianca dos Santos Felix, do ensino médio integrado ao técnico em mecatrônica, e como orientador o professor Fernando Moraes Silva.  O projeto já havia sido premiado pela FECEG 2014 – Feira de Ciências e Engenharia de Guarulhos como “Melhor Projeto de Engenharia “Cadeira de Rodas”.



Segundo Bianca dos Santos, 16 anos, existem diversos projetos que falam de tecnologia hoje em dia, só que muitos deles não têm uma significância muito forte. “Aqui no Eniac, eles trazem uma proposta que é um seminário sobre inclusão social e mobilidade. Desse tema, nós pegamos os deficientes físicos, no caso, os paraplégicos, fizemos umas enquetes, umas pesquisas e percebemos que uma das principais dificuldades deles eram, realmente, o uso de sanitários, a locomoção e, também, a parte de encosto da cadeira. Então, pensamos em juntar tudo isso em um projeto só. Pegamos esse princípio e otimizamos à cadeira de rodas, transformando ela em uma coisa simples, acessível e, com certeza, funcional”, explica a pesquisadora, que faz parte da equipe de robótica, na célula de pesquisa do Eniac Innovation.
 
FEBRACE - A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da USP tem como objetivo estimular uma cultura investigativa, de criatividade, inovação e empreendedorismo na educação básica brasileira, por meio da indução à realização de projetos e mostras científicas e tecnológicas nas escolas. A mostra de projetos desenvolvidos por estudantes de todo o Brasil, ocorre sempre no mês de março.


Para saber mais sobre o Projeto Mercúrio
Clique aqui.
Fonte : Guarulhosweb



Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade