Notícias
Pequeno grande mundo: as redes diminuem os espaços


Por Devanildo Damião

"A demanda de consumo acompanha o ritmo e heróis e ídolos aparecem"

 

Aproveitei o feriado no meio das férias e mesmo tendo que finalizar alguns artigos em parcerias com alunos e entreter meus filhos, encontrei um tempo para retomar a uma literatura que estava protelando a algum tempo, do filósofo Pierre Levy. A obra em questão trata do conceito de uma nova cultura que se forma com a ampliação do alcance da internet. A reflexão envolve os instrumentos tecnológicos para transmissão das informações, cujos conceitos de rede permitem aproximar as ideias e pessoas, compartilhando culturas e disseminá-las.
 
Essa condição é desafiadora na perspectiva que é includente e excludente ao mesmo tempo, visto que descarta os situados na periferia e acolhe aqueles situados num perímetro com maior proximidade.
O poder da rede ainda não foi explorado no máximo da sua potencialidade, todavia, fica evidente o seu poder para suplantar e ampliar o alcance de ideias, pensamentos e visão de mundo. As fronteiras administrativas territoriais não são suficientes para deter o poder de influência das informações. Uso e costumes podem ser facilmente transportados por infovias, caminhos de bytes e redes de longo alcance.
 
O desenvolvimento de conteúdos atraentes é o grande desafio, algumas indústrias poderosas como o cinema e esportes ampliam o seu poder com a utilização estratégica e inteligente das redes, tornando-se sedutoras para alavancar itens de comércio. Os efeitos são sentidos no cotidiano, os grupos de pessoas, são cada vez mais influenciados e refletem nas suas vestimentas e costumes elementos de outras culturas, o Dia das Bruxas cada vez é mais popular no Brasil e o Dia de Ação de Graças é comemorado por mais famílias.
 
Comercialmente, o circuito de importação de produtos é acelerado, os lançamentos de softwares e alguns produtos da plataforma de Tecnologia de Informação e Comunicação ganham amplitude mundial. A demanda de consumo acompanha o ritmo, e os heróis e ídolos ganham proporção continental, a mídia explora muito bem esses aspectos, assim a transferência de um jogador de basquete americano é acompanhada em tempo real com destaque aqui no Brasil e camisas são encomendadas e vendidas no mundo todo ao mesmo tempo.
 
O desafio é capacitar parte da população, promovendo a inclusão digital e diminuir a exclusão e propiciar condições para a utilização produtiva da rede. Não cabe o papel de negação e luta contra o desenvolvimento tecnológico, revivendo um movimento LUDISTA (grupo de revolta contra a evolução industrial), em plena era da informação.
O desafio é organizar, desenvolver espaços que permitam ampliar as nossas fronteiras se utilizando não de armas, todavia de informação qualificada e conhecimentos. Assim, a internet tem papel fundamental como o local para democratizar o saber, por meio de sua amplitude, diversidade e pluralismo.



Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade