Notícias
Parque Tecnológico de Guarulhos

Por Devanildo Damião

"Para inovar na cidade é preciso desenvolver ambientes adequados"

 

Depois da Segunda Guerra Mundial, vários estudos concordam na visão de que os motivos que diferem os países desenvolvidos dos demais se devem a fatores relacionados ao conhecimento. Essa tese contraria pensadores ortodoxos que consideravam a terra, o capital, e o trabalho como os únicos condicionantes das diferenças sociais e econômicas.
 
Assim, os países buscam otimizar a gestão do seu conhecimento por meio da aproximação da academia com as empresas, almejando inovações para tornarem-se competitivas. No segmento de atuação dos Estados, as políticas públicas, a criação de um ambiente favorável, talvez seja o segmento mais favorável a uma atuação.
 
Sendo assim, convém observar os parques tecnológicos, os quais são iniciativas que têm por objetivo organizar um ambiente propício para a criação e para o desenvolvimento de empresas de base tecnológica, por meio da aproximação e da articulação entre instituições de pesquisa, agentes públicos e da iniciativa privada.
 
O pressuposto é que a interação entre esses agentes é capaz de impulsionar o desenvolvimento das atividades inovadoras intensivas em tecnologia, porque a proximidade física facilita a transmissão do conhecimento e estimula a sinergia, o que resulta em incrementos na eficiência e na eficácia dessas atividades.
 
Nesse contexto, os parques tecnológicos têm sido utilizados como instrumentos de políticas públicas a partir das seguintes perspectivas: a) estímulo às atividades econômicas de alto valor agregado e para geração de empregos qualificados (características das atividades de base tecnológica); e b) revitalização de áreas por meio da atração e desenvolvimento de novas atividades econômicas. Os investimentos crescentes na organização dos ambientes de inovação em países em desenvolvimento sugerem a utilização desses arranjos como estratégia de desenvolvimento socioeconômico.
 
No Brasil, os parques tecnológicos têm sido considerados como elementos de políticas públicas nas esferas federal e estadual, sendo potenciais facilitadores do processo de transformação da produção científica e tecnológica em inovações; como agentes de fomento de empresas de base tecnológica e de ações inovadoras nas empresas estabelecidas; além de instrumentos de desenvolvimento econômico local. Assim, várias experiências e estudos têm sido realizados para adequação desses modelos às características e ao contexto nacionais e locais.
 
Na cidade de Guarulhos, o projeto do Parque Tecnológico pode ser o grande elemento de diferenciação da cidade para o futuro, qualificando e atraindo uma base científica e tecnológica que será o diferencial da cidade no futuro, qualificando a sua indústria e fomentando o desenvolvimento de serviços tecnológicos e de alto valor agregado.
 
A cidade pode ficar à margem desse processo, sob o risco de perder a oportunidade de avançar no seu desenvolvimento, cabe ao poder público local ser mais incisivo priorizando e trabalhando na indução do projeto.



Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade