Notícias
Polônia, voltada para o Futuro.


Dr. Devanildo Damião
• Mestre e Doutor em Gestão Tecnológica - USP
• Pesquisador do Núcleo PGT - USP
• Coordenador do Núcleo Acadêmico e do Núcleo do Pq Tecnológico da AGENDE


Com a realização da EUROCOPA, organizada em conjunto, pela Ucrânia e Polônia, os olhos do mundo se voltam para a Europa, e despertam a curiosidade para analisar a situação sob uma perspectiva econômica e social, irei comentar a Polônia.

Para conhecer mais, faça um esforço e esqueça o velho estigma dominante sobre a Polônia, com crimes nazistas e com comunismo exacerbado, um país grande com muita pobreza e sem infraestrutura, onde as pessoas “comem criancinhas”. A Polônia é um País com uma população quase do tamanho do Estado de São Paulo, com cerca de 38,5 milhões de habitantes, a maioria absoluta (mais de 90%) da população é cristã e foram construídos 2000 km de vias rápidas para sediar o torneio de Futebol.

A Polônia apresenta um governo estável e consolidado no regime democrático, com um sistema parlamentarista, sendo o presidente o chefe do Estado e o primeiro ministro, o chefe do governo. Trata-se de uma democracia liberal, membro dos principais organismos internacionais como a União Europeia, da OTAN, da OCDE e da OMC.

Em 2009, foi o único país da União Europeia a registrar forte crescimento econômico, atingindo 1,2 % do PIB e, em 2011 cresceu a taxa de 4,4%. Atualmente, situa-se entre as 20 maiores economias do mundo, com um PIB (riqueza) de cerca de US$ 772 bilhões, com PIB per capta (por pessoa) de US$ 20 334,19, com contínuo crescimento desde 2009.

As reformas impactaram a forma das relações das pessoas com o Estado, agora se pressupõem que todas as pessoas estão dizendo a verdade, a menos que haja prova em contrário, no passado, o inverso era aplicado e o cidadão deveria provar que estava dizendo a verdade. Os poloneses podem transitar livremente no País, em busca de melhores condições de vida, a capital Varsóvia é o centro de atratividade, uma cidade moderna, organizada e limpa.

Nas relações externas, ocorreram as maiores mudanças, com a política de aproximação com a Rússia e, sobretudo, a Alemanha. Também foram melhoradas as relações com todos os s vizinhos e, inclusive um acordo de segurança favorável com os EUA.

Problemas existem e não são raros, nucleados nas zonas rurais que apresentam sinais claros do atraso, sobretudo dirigindo-se ao leste na fronteira com a Ucrânia, cuja população está se tornando o manancial de Mão de obra, para serviços de baixa qualificação.

Existe um desafio estrutural de tornar o País mais atrativo para os jovens, e evitar a evasão para outros países vizinhos, demandam-se reformas na educação e ensino nas áreas tecnológicas. Existem projetos de criação de fundos atrelados aos investimentos imobiliários que serão revertidos na capacitação da população que podem ser a chave para melhorar a situação.

No Brasil encontra-se uma numerosa comunidade polonesa, localizada principalmente no Paraná, e começam a surgir investimentos poloneses no País.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade