Notícias
Indústria do Futuro

“A velha chaminé, que simboliza a indústria no hino da cidade, está com os dias contados”

Dr. Devanildo Damião
• Mestre e Doutor em Gestão Tecnológica - USP
• Pesquisador do Núcleo PGT - USP
• Coordenador do Núcleo Acadêmico da AGENDE - Agência de Desenvolvimento de Guarulhos

A discussão sobre a indústria é instigante e merecedora de muita análise. Para uma melhor apresentação dos argumentos, fica interessante imaginar o futuro e estratificá-los.

Relacionado a caracterização, a indústria do futuro tende a estar cada vez mais parecida com escritórios, ou seja, limpa, segura e organizada. Os movimentos da qualidade já evidenciavam conceitos importantes (Housekeeping e 5S) com o objetivo de atuar sobre o comportamento e o ambiente de trabalho. Estes foram incorporados e devem ser aprimorados. Paralelamente, os movimentos de sustentabilidade desenvolvem a sensibilização para a preservação ambiental, social e econômica, criando-se uma dinâmica de respeito à natureza e ao homem. A velha chaminé, presente no hino da nossa cidade para simbolizar a indústria, está com os dias contados, buscam-se modelos de indústrias que dominem o ciclo completo de utilização dos insumos e materiais envoltos nos processos de transformação.

Relacionado à Mobilização de pessoas, as mudanças e inovações tecnológicas, naturalmente, buscam melhorar a desempenho operacional das empresas, aumentando a produtividade, a qual consiste na mensuração da razão do trabalho desenvolvido ponderado pelos recursos utilizados. Fica evidente a tendência a aperfeiçoar os processos e diminuir a variabilidade, com a sistematização de atividades, tornando parcela do trabalho humano automatizada, com a diminuição da intervenção direta humana. Isso explica a tendência a qualificar o perfil do profissional e diminuir o número de pessoas atuando na indústria.

Relacionado às novas tecnologias, novas técnicas de fabricação em escala minúscula. A nanotecnologia possibilita desenvolver produtos com recursos avançados, tias como: motores que funcionam de forma mais eficiente e pratos que limpam com mais facilidade. Vírus geneticamente modificados estão sendo desenvolvidas para fazer itens como baterias. Estas novas plataformas alteram a maneira de se fazer as coisas e alteram os processos de produção. A aplicação de TIC nas empresas aumenta a produtividade de forma assustadora.

Novos materiais são mais leves, mais fortes e mais duráveis do que os antigos. A fibra de carbono pode substituir com vantagens, o aço e alumínio no futuro. As aplicações da impressão 3D são um grande avanço, e envolvem produtos, como próteses auditivas, e jatos militares, os quais estão sendo impressos em formatos personalizados.

Relacionado às novas formas de fazer negócios as indústrias buscam novas formas de recursos oferecendo serviços, muitas vezes o produto é disponibilizado, simplesmente para ancorar a venda futura de serviços, o telefone celular é um exemplo. A Rolls-Royce mudou o seu modelo de negócios e já não vende motores a jato, comercializa as horas que cada motor é utilizado nos voos de aviões. Empresas de máquinas pesadas vendem os equipamentos acompanhados de contratos de manutenção.

Estes aspectos, propíciam observar os desafios a serem confrontados e da necessidade de apoio à indústria local.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade