Notícias
A importância da articulação para a indústria de Guarulhos

Quais as principais ações que podem fortalecer e manter a nossa Indústria?

 

 

Dr. Devanildo Damião
• Mestre e Doutor em Gestão Tecnológica - USP
• Pesquisador do Núcleo PGT - USP
• Coordenador do Núcleo Acadêmico da AGENDE - Agência de Desenvolvimento de Guarulhos

Nas economias mais avançadas existem movimentos de transição do segmento industrial para o setor de serviços. Esse fator é considerado por alguns especialistas como sinal de desenvolvimento econômico e, pode ser interpretado de forma equivocada, extrapolando o enfraquecimento da indústria, como um ponto de inflexão para o desenvolvimento de serviços especializados.
A análise mais aprofundada permite entender outros fatores de impacto neste processo de transição da indústria, tais como o aumento da produtividade e incremento da qualidade, alicerçados, em parte, por novos equipamentos e melhorias de gestão.
Desta forma, diminuiu a intensidade financeira, de mão-de-obra e conseqüentemente de espaços físicos para o seu desenvolvimento. Simultaneamente, emergem processos de terceirização, com a incorporação de serviços nas atividades meio, aumentando a representatividade deste segmento nos indicadores.
Outro aspecto observado nas grandes metrópoles, como Nova York, Londres, Paris e inclusive na cidade de São Paulo, é que o movimento para o setor de serviços é motivados por fatores logísticos e externalidades positivas, com a concentração dos grandes escritórios nos segmentos financeiros, culturais e de tecnologia da informação e comunicação.
E especificamente, nossa cidade de Guarulhos? Detentora de uma forma vocação industrial, com uma grande base na indústria de transformação, com destaque para setores de químico-fino e metal-mecanica.    No plano municipal, os instrumentos envolvem fatores fiscais e de articulação, complementados pelo oferecimento de infraestrutura e de serviços públicos.
Assim, para cumprir as atividades basais, torna-se necessário oferecer uma estrutura organizada para a interação com as entidades de classe e representação do empresariado local, conformando as demandas e encaminhando para os canais competentes.
Entretanto, para inovar e fazer mais localmente é preciso audácia, com uma densa agenda. Em primeiro lugar, pensar estrategicamente  e aprofundar-se no processo de proteção da indústria, o principal ativo da cidade. Sobretudo, a preparação de recursos humanos  qualificados e o desenvolvimentos de políticas atrativas para a inovação, como o desenvolvimento do Parque Tecnológico, a âncora do Sistema de inovação de Guarulhos. Complementar  a este aspecto situa-se a necessidade de articulação qualificada, com outras esferas de governo o Estadual  e o Federal, destacando os principais aspectos e demandas industrias, formatando uma política local. Cabe destacar que no plano estadual, a situação é bastante centrada nas questões fiscais e no oferecimento de serviços de qualidade.
Sem dúvida, os principais impactos estão mais na seara federal, responsável pelas políticas macroeconômicas. 

 

 

 

 




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade