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Aeroporto: Sinais de desenvolvimento e preocupação

 

“As condições de utilização do aeroporto atendem movimento superior á sua capacidade”

 

Dr. Devanildo Damião
• Mestre e Doutor em Gestão Tecnológica - USP
• Pesquisador do Núcleo PGT - USP
• Coordenador do Núcleo Acadêmico da AGENDE - Agência de Desenvolvimento de Guarulhos


Equipamentos como Aeroportos são importantes sinalizadores de desenvolvimento econômico e culturais das regiões, sobretudo os internacionais que pressupõem o deslocamento de pessoas e que levam consigo o potencial de desenvolver negócios e transferir culturas e conhecimento.
Em aeroportos de característica híbrida (deslocam cargas e pessoas) e internacionais existe um fortalecimento deste aspecto, potencializando os diferentes tipos de relações e transações entre diferentes localidades. Uma análise nos grandes aeroportos mundiais, especificamente com maior volume de passageiros, encontra os países com comércio internacional mais volumoso.
O Brasil felizmente apresenta grande desenvolvimento comercial situando-se entre as oito maiores potencias econômicas do mundo.
Assim, naturalmente, aumenta a demanda sobre o fluxo de deslocamento de pessoas e produtos. A Organização do sistema aeroviário é sempre complexa e, no Brasil o Aeroporto de Guarulhos funciona como um equipamento logístico fundamental para o gerenciamento do movimento no País e que juntamente com congonhas, forma o principal binário  aéreo do hemisfério sul.
  No ultimo ano, conforme estudos desenvolvidos pela AGENDE, o movimento aproximado foi de 30 milhões, bastante, superior a capacidade nominal do mesmo.
Os mesmos estudos apontam que a demanda do Aeroporto de Guarulhos deve rapidamente atingir o patamar dos maiores aeroportos no mundo, superior a 50 milhões/ ano.
Dado a esta realidade, as condições de utilização do aeroporto estão saturadas, atendendo um movimento superior a sua capacidade, este aspecto está alicerçado em: a) melhorias operacionais, fato que é positivo e simultaneamente limitado na necessidade de margem de segurança, b) medidas provisórias e paliativas como a construção de terminais remotos.
Esse cenário é preocupante e agrava-se com a perspectiva dos eventos internacionais de grande porte como as Olimpíadas e a copa do mundo. Anseia-se por  decisões estratégicas que permitam trazer conforto para a situação. A sinalização da inauguração do terminal 4 com previsão de comportar  cerca de 5,5 milhões de passageiros, deve ser encarada com otimismo e precaução, pois trata-se de uma ação pontual, mas que claramente necessita ser complementada com ações mais estruturantes.
O resultado da licitação do Aeroporto, com os desdobramentos do Projeto do 3º  Terminal e são essências para estabelecer maior segurança para projetarmos o futuro do nosso sistema Aéreo, considerando ainda, a necessidade da terceira pista, que possibilita uma configuração com operações de pouso e decolagem simultâneas.




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