Notícias
Uso da tecnologia para viabilizar ideias

“Guarulhos deve abrigar no seu Parque Tecnológico condições para grandes eventos” 

 Dr. Devanildo Damião
• Mestre e Doutor em Gestão Tecnológica - USP
• Pesquisador do Núcleo PGT - USP
• Coordenador do Núcleo Acadêmico da AGENDE - Agência de Desenvolvimento de Guarulhos

os eventos na área de tecnologia são fundamentais para indicar tendências e possibilitar que empresas e consumidores articulem as suas expectativas, também direcionam a visão dos estudiosos sobre a viabilidade de algumas ideias, visto que o ambiente é um importante termômetro de consumo, e a inovação depende do aval do mercado para se consolidar.

Tal qual um desfile de moda em Paris, ou um desfile de calçados femininos em Milão, esse eventos ditam,  com alguma precisão, os caminhos futuros dos segmentos envolvidos.

No que tange a indústria de eletrônicos aconteceu em Berlim (Alemanha) de 1º a 5 de setembro a principal feira de eletroeletrônicos do mundo, a qual envolveu a participação de 238 mil pessoas e 1440 expositores. A IFA 2011 apresentou na sua programação, palestras de empreendedores, cientistas, estudantes e como ponto alto a apresentação de protótipos. O ambiente é tentador, com características futuristas, da qual exala a sensação de estar alguns anos adiante no calendário. Os temas envolvem meio ambiente, sustentabilidade, comunicações, internet e cenários futuros.

As palestras têm um charme especial e envolvem os executivos das principais empresas de tecnologia do mundo, os quais sinalizam de forma clara os desafios e as novas tecnologias em gestação. Imagine a interação por meio de voz com a sua televisão, isso brevemente será comum, também adiante os seus cursos de língua estrangeira, pois, brevemente você poderá acessar qualquer canal de televisão do mundo.

As geladeiras brevemente serão os canais para abrigar os computadores, e você poderá dialogar sobre a sua dieta e elas, seguramente, terão o prazer de avisar a quantidade de calorias do bolo de chocolate. Junte as essas qualidades  a condição potencial de se tornar uma verdadeira gerenciadora de suprimentos, solicitando reposição ao seu supermercado favorito e notificando sobre os produtos e datas de vencimentos.

Essas feiras são prodigiosas em apresentar novas soluções para os problemas da sociedade relacionados ao transporte. Foi apresentado pelo Instituto alemão Fraunhofer um novo conceito de carro, na verdade sem motor e com propulsão acoplada diretamente nas rodas. Essa possível inovação sem dúvida seria radical e mudaria toda a economia mundial, visto que o carro seria acionado de forma elétrica nas próprias rodas e diminuiria a nossa dependência de petróleo.

Os fãs de jogos eletrônicos terão nos próximos anos muitas surpresas, pois o realismo dos jogos é fantástico. Outro aspecto foi a anunciada guerra do tablets envolvendo a Apple e Android, do gigante americano Google que não teve vencedor.

Esses eventos são essenciais para disseminar informações e permitem receber turistas diferenciados com grande poder financeiro.

 




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade