Notícias
A formação de uma nova plataforma tecnológica.

 

“Guarulhos pode se tornar um Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação”

 

 Dr. Devanildo Damião
• Mestre e Doutor em Gestão Tecnológica - USP
• Pesquisador do Núcleo PGT - USP
• Coordenador do Núcleo Acadêmico da AGENDE - Agência de Desenvolvimento de Guarulhos

 A formação de agrupamentos de atividades específicas em determinadas localidades é considerado como um fator importante de desenvolvimento local, visto que permite obter condições favoráveis (externalidades positivas) relacionados aos fatores mão de obra técnica, equipamentos e logística apropriada.
Em especial, o nível de intensidade de conhecimento aplicado no desenvolvimento da atividade é altamente relevante, visto que aquelas que demandam conhecimentos específicos acabam demandando formação e profissionais qualificados e detentores de maior potencial econômico.
Esses aspectos são favoráveis, pois induzem para a formação de um ambiente de interação entre o setor produtivo e o setor acadêmico, ou seja, a articulação entre o conhecimento teórico e as aplicações práticas, transformação de conhecimentos em riquezas.
Dada a importância desses movimentos para a economia, historicamente, são concebidos instrumentos diferenciados pela sociedade organizada que busca, em última instância, promover uma atmosfera propícia para abrigar iniciativas dessa magnitude. Esse é o referencial para as iniciativas como clusters de empresas (agrupamentos), Arranjos Produtivos Locais (APLS), Incubadoras de Empresas Tecnológicas, Distritos Industriais e Parques Tecnológicos.
As incubadoras são instrumentos propícios para lidar com empresas iniciantes, ou seja, que ainda não estão completamente estruturadas para enfrentar o mercado, todavia, são detentoras de conhecimentos técnicos que permitirão avançar futuramente e desenvolver a economia local.
Especificamente, no caso de Guarulhos, a Incubadora é um grande impulso para a atividade empreendedora, sobretudo, considerando o recorte tecnológico, assim, os projetos que agregam conhecimentos técnicos são analisados e apoiados pela estrutura que conta com especialistas, suporte de tecnologia/mercado e infraestrutura favorável.
Para mensurar a qualidade desse investimento, a unidade de medida são os projetos desenvolvidos, considerando, por exemplo, a natureza das atividades, valorizando aquelas envoltas em de alta intensidade tecnológica como a biomedicina, farmacêuticas e afins.
Por exemplo, os projetos desenvolvidos em Guarulhos que envolvem empresas que lidam com o sequenciamento do DNA, com a fabricação de instrumentos médicos, com o desenvolvimento de cosméticos especiais, com a fabricação de próteses dentárias, de insumos para testes médicos, entre outros.

 




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade