Notícias
O desafio de ampliar e qualificar Guarulhos

 

“O cenário reluz a necessidade de atrair novas instituições para a cidade”

 

Dr. Devanildo Damião
• Mestre e Doutor em Gestão Tecnológica - USP
• Pesquisador do Núcleo PGT - USP
• Coordenador do Núcleo Acadêmico da AGENDE - Agência de Desenvolvimento de Guarulhos

 

As discussões sobre a criação de ambientes de inovação são sempre ponderadas pela necessidade de uma localidade possuir uma boa base de Ciência e Tecnologia. A primeira questão que submerge é como identificar onde estão essas bases.
 As atividades de Ciência são complexas e envolvem os campos clássicos das Ciências básicas e Ciências aplicadas. As Ciências básicas direcionam um grande conjunto de atividades e experimentos para explorar e explicar fenômenos e, via de regra, a demanda pelos resultados não está ainda conformada. Portanto, um horizonte diferente da Ciência aplicada, na qual a demanda dos resultados é conhecida. Todavia os principais centros de conhecimento do mundo buscam estreitar os caminhos e evidenciar que as duas se complementam.
No tocante à tecnologia, ela pode ser definida como um conjunto de conhecimentos organizados (tácitos e explícitos), de diferentes tipos: técnicas científicas e empíricas, provenientes de várias fontes (descobertas científicas, patentes, livros, manuais, desenhos, produtos) obtidas por meio de diferentes métodos que envolvem pesquisa, desenvolvimento e que são aplicadas na produção de bens e serviços. Colocadas essas definições inicias, a questão é identificar o conjunto de instituições que desenvolvem tais atividades.
A experiência mostra que no campo acadêmico, as atividades de pesquisa e desenvolvimento são mais incentivadas e desenvolvidas em instituições públicas. São raras as instituições privadas que dedicam pessoas e materiais com este objetivo. A maioria delas desenvolve estratégias de disseminação de conhecimentos já existentes e não a criação de novos conhecimentos.
Outra figura relevante são os Institutos de Ciência e Tecnologia, cuja premissa é o desenvolvimento de conhecimentos que atendam demandas da sociedade, como instrumentos de destaque entre o meio empresarial e as entidades de conhecimento, desejáveis e passíveis de serem atraídos.
Os Centros de Pesquisa e Desenvolvimento possuem escopo mais delimitado, todavia, são instrumentos importantes na geração de soluções para o desenvolvimento econômico, merecendo atenção especial no projeto.
O cenário reluz a necessidade de atrair novas instituições para a cidade com o Perfil de desenvolvimento de atividades geradoras de novos conhecimentos. O Parque Tecnológico é uma grande plataforma de interface entre as demandas das organizações e respostas do meio acadêmico e precisa adensar a sua base de Ciência e Tecnologia.
Para tal, uma sugestão é discutir o papel da Universidade Federal de São Paulo campus Guarulhos e buscar soluções que permitam que ela amplie a sua atuação. Não se advoga a exclusão do que está sendo feito, todavia, a análise e encaminhamento de novas demandas de cursos adjacentes ao perfil do Município.





Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade