Notícias
Considerações sobre gestão e governança

 

Espera-se que Alckmin mostre-se fiel ao compromisso de ajudar o Parque Tecnológico”

                                           

Dr. Devanildo Damião
• Mestre e Doutor em Gestão Tecnológica - USP
• Pesquisador do Núcleo PGT - USP
• Coordenador do Núcleo Acadêmico da AGENDE - Agência de Desenvolvimento de Guarulhos

 

   O projeto do Parque Tecnológico de Guarulhos está sendo sedimentado sobre bases sólidas e entra numa fase crítica para seu desenvolvimento. Sobre a viabilidade do mesmo, é de entendimento geral sua importância para o momento atual da região, envolvendo aspectos econômicos, ambientais, acadêmicos e sociais.
Em relação ao alinhamento do modelo do Parque Tecnológico e a proposta de desenvolvimento da cidade, existem muitas convergências, as quais permitem: aproveitar e potencializar pontos fortes como indústria, riqueza ambiental e logística; desenvolver questões que possibilitam melhorias, como base científica e tecnológica e; melhorar o turismo e os serviços.
Relacionado às articulações, o projeto tem inúmeros avanços, sendo reconhecido pelos principais organismos que tratam deste assunto nas esferas: Federal, Estadual e Privada. Nesse último, algumas empresas foram sondadas e mostram-se simpáticas para investimentos.
O poder público local, por meio do Prefeito Sebastião Almeida reconhece a importância para a cidade e mostra-se sensível à necessidade de acelerar passos para o projeto, envolvendo estudos e sistematização de um sistema de inovação, para tal, atua em acordo com a Agência de Desenvolvimento Local.
Desta forma, torna-se o ente legítimo para exercitar a governança do projeto, cabendo definir a melhor estrutura organizacional e jurídica. As experiências demonstram que o ente público não tem agilidade para lidar diretamente com processos inovadores, visto a parcimônia legal para movimentar recursos (Lei 8.666). Esse fator não é impeditivo de participar de conselhos deliberativos e manter maioria no Capital Social de uma empresa com finalidade de exercer a governança no Parque Tecnológico.
A gestão operacional deve ser desenvolvida por técnicos, ao Governo cabe deliberar, e cobrar objetivos. Não é viável aumentar sua folha de pagamentos com profissionais com alta especialização para atividades específicas. O papel de liderança técnica do projeto deve ser exercido por instituição idônea, representativa e com capacitação técnica. Isso demanda experiência na gestão de projetos inovadores e de equipe técnica competente.
Espera-se que o governador Geraldo Alckmin mostre-se fiel ao compromisso de ajudar o Parque Tecnológico de Guarulhos. Alckmin tem conhecimento na questão, pois gozava do mesmo cargo quando foi promulgada a Lei Paulista de Inovação que instituiu o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos e também foi Secretário de Desenvolvimento no Governo Serra, ajudando a incentivar esse programa.

 

 





Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade