Notícias
Universidade Politécnica da Catalunha, na Espanha

 “A Universidade aposta na força do capital humano como recursos  essenciais”

 

Dr. Devanildo Damião
• Mestre e Doutor em Gestão Tecnológica - USP
• Pesquisador do Núcleo PGT - USP
• Coordenador do Núcleo Acadêmico da AGENDE - Agência de Desenvolvimento de Guarulhos
 

A Universidade Politécnica da Catalunha tem como missão o apoio às atividades empreendedoras. Considerando os dados da universidade, podem ser contabilizados 2.403 artigos publicados em entidades científicas, 664 publicações científicas (envolvendo livros e capítulos de livros), 194 grupos de pesquisa, 17 centros de pesquisa associados e 1807 convênios e projetos em execução. Como fator de diferenciação das demais Universidades espanholas, aparece a solicitação e obtenção de patentes, considerando o período de 2005 a 2010 foram solicitadas mais de 300 patentes, com obtenção de 138.
Para a transformação do conhecimento em riqueza, existe o PARC UPC, cujo trabalho envolve duas perspectivas bem delineadas. A primeira, considerando as demandas de pesquisa oriundas de mercado (tecnologia demandada - tecnology pull), para atendê-las existe o grupo de transferência de tecnologias. Na outra vertente, relacionado ao conhecimento existente (tecnologia ofertada - tecnology push) existe o Programa Innova que lida com a comercialização e licenciamento das patentes produzidas na Universidade.
Outro aspecto relevante é que o PARC UPC não se limita a uma única estrutura física contínua. Está espalhado pelos diferentes campus da Universidade Politécnica da Catalunha, envolvendo a gestão de mais de 90.000 m² de edifícios para pesquisa e desenvolvimento. A sua missão é ser um conector entre a Universidade e as empresas, favorecendo atividades de pesquisa e inovação. Hoje, existe a projeção para a construção de mais 40.000 m² para ser ofertado a projetos inovativos.
Para as empresas em formação, existe a Incubadora de empresas de base tecnológica K2M (conhecimento para o mercado), a qual envolve o desenvolvimento de 18 projetos inovativos. As empresas estão acomodadas num prédio modular de três andares internos da Universidade com dimensões total de 3.000 m² de área total construída. O fato interessante é que grande parte das empresas incubadas são formadas a partir de grupos de pesquisa da própria Universidade.
As empresas graduadas (com mais de dois anos de existência) e que tem demandas consolidadas por novos espaços podem ocupar áreas maiores disponibilizadas nos demais empreendimentos imobiliários do PARC UPC, respeitando a uma divisão temática que envolve a especialização dos cursos. Um aspecto interessante na Incubadora é a modalidade de Incubação virtual, na qual as empresas podem se associar ao projeto recebendo em troca os seguintes benefícios: 1º) endereço e espaço para recebimento de correspondência e 2º) reserva de salas para reuniões com os clientes.
A Universidade vislumbra claramente a necessidade de aproximação com o mercado como fator de sustentabilidade para as suas atividades e aposta na força do capital humano como recursos essenciais.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade