Notícias
Incubadora Guarulhos inovando na gestão

 

“A Agende criou um mecanismo de geração constante de ideias inovativas na Incubadora”

 

 

Dr. Devanildo Damião
• Mestre e Doutor em Gestão Tecnológica - USP
• Pesquisador do Núcleo PGT - USP
• Coordenador do Núcleo Acadêmico da AGENDE - Agência de Desenvolvimento de Guarulhos.

Quando se aborda o tema inovação, fica nítido que a principal atuação institucional deve ficar concentrada na promoção de condições propiciadoras, permitindo que as pessoas possam desenvolver e aplicar os seus conhecimentos, sobretudo o tácito (advindo da experiência) para novos produtos, serviços ou estruturas de gestão.


Assim, para ilustrar, cabe reforçar que uma organização que busca inovar constantemente deve possuir uma cultura atrativa e oferecer segurança para as pessoas desenvolverem projetos com alto grau de riscos. Outra característica é o investimento em pessoas qualificadas, instrumentos, infraestrutura e outros recursos que permitam ao inovador desenvolver conceitos, protótipos, e posteriormente, certificar-se do sucesso por meio de testes especializados e certificações obrigatórias. Esses aspectos demandam altos investimentos.


Na perspectiva do empreendedor individual inovativo, esses aspectos de investimentos destacados acima, tornam-se inibidores e barreiras para alcançar a trajetória da inovação. Esse contexto realça a importância das incubadoras de empresas de base tecnológica, permitindo condições aos empreendedores para colocar a sua genialidade em prática e gerar soluções para problemas sociais e econômicos. Em Guarulhos, a Incubadora capitaneada pela Agência de Desenvolvimento e Inovação (Agende) congrega vários parceiros no seu comitê técnico e conta com atividades altamente representativas na sua estrutura de gestão.


A Agende, como entidade gestora, desenvolveu um mecanismo de geração constante de ideias inovativas na gestão da Incubadora, promovendo um conjunto de ações para alterar o perfil dos incubados e empreendedores, melhorando a probabilidade de sucesso das empresas. Seguem algumas ações: 1) foram contratados consultores com base em editais competitivos; 2) foram alterados os documentos de referências como editais de chamamento de empresas, contratos e regimentos internos; 3) reestruturou o processo de seleção de empresas; 4) fortaleceu a necessidade de compromisso do empreendedor com a sociedade; 5) colocou uma equipe de gestão com especialistas no tema e; 6) consolidou a sua diferenciação com um programa de incubação totalmente inovador, caracterizado por trabalhar três variáveis simultaneamente: ciclo de vida, maturidade e competências.


Assim o empresário ao participar da Incubadora, conhece antecipadamente: 1) todos os produtos que precisará desenvolver; 2) os conhecimentos que precisarão ser desenvolvidos; 3) os tipos de consultorias necessárias; 4) as certificações de acordo com a sua área de atuação e; 5) o planejamento total de atuação por meio do programa PPV.


Desta forma, empreendedores éticos, competentes e diferenciados têm um lugar para desenvolver os seus projetos, a Incubadora Guarulhos.


 




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade