Notícias
Guarulhos pode encontrar o seu caminho

 
“Turista é agente de transferência de recursos que permite mobilização econômica”
 
O turismo é de suma importância para os municípios. Cabe uma definição técnica, a qual vou referenciar a OMT (Organização Mundial do Turismo) que diz: “turismo é o conjunto de atividades praticadas pelos indivíduos durante viagens e permanência fora do seu ambiente habitual, por um período contínuo que não ultrapasse um ano, a lazer, negócios e outros”.
O turismo é atrativo e importante, pois permite a transferência de riquezas de uma localidade para outra. O turista é um agente de transferência de recursos, permitindo que ocorra uma mobilização econômica a partir das suas dinâmicas. Para um país, a entrada de recursos de outros países nessa modalidade é importante e envolve a organização administrativa, como no Brasil, que possuí um ministério de Turismo para tratar dessas ações.
O turismo mais tradicional é o motivado por fatores espontâneos, sendo secular e tem como principais âncoras, movimentos e fenômenos naturais, os quais ocorrem em determinados lugares que são privilegiados, como as cidades litorâneas sempre propícias a sempre receber pessoas.
Esse tipo de turismo demanda a gestão de dois elementos, a conservação do patrimônio e as atividades de promoção, com o objetivo de atrair o maior número de pessoas. O turismo baseado em acontecimentos históricos precisa seguir esse receituário, vale exemplificar, a atratividade dos castelos na França para presenciar onde viveu Napoleão.
O Brasil deve explorar com mais afinco o turismo baseado em fenômenos naturais, visto que a história do País é rica, mas não se situa entre as mais atrativas internacionalmente.
E Guarulhos? Infelizmente, a cidade não responde de forma direta a nenhuma dessas duas vertentes, mesmo que exista a Serra da Cantareira.
Todavia, o turismo não se resume a fenômenos espontâneos e acontecimentos históricos. Emerge com grande força o chamado turismo de negócios, mais profissional e que está baseado em eventos.
Temos um grande aliado que é o aeroporto internacional. A maioria das pessoas que desembarca no Estado, principal polo de atração de turismo de negócios do País, passam por aqui. São motivadas por eventos, congressos e são demandam transporte, alimentação e lazer durante a sua estadia. O deslocamento de Guarulhos é demorado e desgastante e no longo prazo, tende a mudar. Existem duas alternativas, a primeira é ficar passível, a segunda necessita de dinâmica e resulta numa política agressiva para que esses eventos passem a ser realizados na cidade.
Empreendimentos como o Parque Tecnológico podem ser ao mesmo tempo um atrativo para motivar visitas turísticas e também pode sediar Centros de convenções e eventos no próprio Município, enraizando o Turista na cidade e permitindo o desenvolvimento de serviços turísticos.


 




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade