Notícias
Avanços Possíveis


 

"O avanço de estudos e projetos é função de recursos destinados "

 

Iniciado o ano de 2011, é instigadora a ação de fazer previsões referentes aos principais avanços que podem ocorrer. Analisando a tecnologia no seu sentido mais amplo, de aplicação de conhecimentos técnicos para a geração de facilidades para a sociedade, podem ser destacados alguns aspectos para o ano de 2011. É importante destacar que o avanço de estudos e projetos é função dos recursos destinados para pesquisa e aplicações, os quais são derivados de decisões dos agentes responsáveis. Nesse aspecto, pode-se deduzir que existirão recursos com fluência nos setores relacionados com a exploração e processamento do Petróleo, devido à descoberta de grandes reservas nas camadas profundas.

Assim, a engenharia receberá uma grande demanda de serviços no desenvolvimento de novos materiais e sistemas que viabilizem o trabalho em condições inéditas. O setor de química pesada deverá buscar melhores condições de tratamento para o óleo que irá ser captado. Toda a cadeia de produtos eletromecânicos de articulação e movimento será incrementada, inclusive com a geração de novos fornecedores que deverão buscar a qualificação em normas específicas. Outro referencial deve ser dado a Plataforma de Nanotecnologia, denominada dessa forma porque seus objetos de estudo costumam ser medidos em nanômetros. Um nanômetro (nm) equivale a um bilionésimo de metro (para se perceber o que isto significa, imagine uma praia com 1000 km de extensão e um grão de areia de 1 mm, este grão está para esta praia como um nanômetro está para o metro).

O conceito de Plataforma deve-se ao fato de poder ser desdobrada em diversas aplicações, somente para ter uma referência, basta lembrarmo-nos do avanço que se obteve na eletrônica com os computadores a partir da utilização da escala micro (fabricação em escala perto do micrometro 1 µm milhão de vezes menor que 1 metro).

O desenvolvimento da nanotecnologia envolve trabalhos multidisciplinares que envolvem física, biologia, química, engenharia e eletroeletrônica, demandando pesquisas específicas e equipes altamente capacitadas, coordenadas por especialistas e desenvolvidas em ambientes propícios.

Para manter em 2011 um forte crescimento de nossa economia e uma alta oferta de novos empregos, algumas das linhas que a nova presidente promete é: continuar promovendo a melhora do padrão de vida dos mais pobres; manter altos os investimentos do PAC, da Petrobras e do setor privado; prosseguir a valorização da média salarial na sociedade; revisar os gastos governamentais de custeio para baixá-los.

Precisam continuar sendo enfrentados: a melhora do sistema de saúde; o acesso à universalização e a qualidade do ensino público dos estados, municípios e do sistema federal; a diminuição da criminalidade; e, por meio de uma reforma política, sintonizar mais o sistema político do País com os valores éticos preconizados pela população. São tarefas que governos só equacionam com forte participação da sociedade.

Um bom ano de 2011 para o Brasil e para você. 

 





Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade